Notícias
A TEORIA DO CHAPÉU
Biblioteca Pedagógica promove live com escritora Katia Canton
17/08/2022 | 15h09
Biblioteca Pedagógica promove live com escritora Katia Canton

A Biblioteca Pedagógica de Limeira promove, na segunda-feira (22), às 9h, no Teatro Nair Bello, uma live com a escritora Katia Canton, autora do livro “A teoria do chapéu”. O evento terá a presença de alunos da Emeief Maria Apparecida de Luca Moore e faz parte do projeto de leitura desenvolvido com cerca de 300 estudantes, do 2º e 3º anos em jornada de tempo integral, da unidade.

Coordenadora da Biblioteca Pedagógica, Taciana Lefcadito Alvares explica que um dos objetivos do encontro virtual é aproximar os alunos da escritora Katia Canton e despertar o interesse por novos conhecimentos literários e culturais sobre os autores da literatura infantojuvenil. “Queremos incentivar a leitura de diferentes gêneros literários, promovendo a participação dos alunos em atividades que despertem o desejo de ler”, afirma.

Taciana explica a ideia de trabalhar o chapéu como um acessório literário. “Além de ser usado por bruxas, piratas, mágicos e todos os personagens do cinema e da literatura, o chapéu está presente em todas as culturas do mundo, tornando-se símbolo das mais diversas formas de pertencimento e identidade e permanece em uso até os dias atuais”, observa.

Katia Canton revela em seu livro que todas as personalidades importantes da história usavam um chapéu especial. Segundo ela, gênios e líderes como Einstein, Cleópatra e até mesmo Gandhi usavam chapéus peculiares, feitos especialmente para eles, e que lhes conferiam poderes quase mágicos responsáveis – pelo sucesso de seus feitos e invenções.

Para o desenvolvimento do projeto com os alunos da Emeief Luca Moore, estão sendo realizadas atividades educativas como leituras de textos informativos sobre diferentes tipos de chapéus e suas utilidades, como o chapéu mexicano, o alemão, o chinês, de personalidades importantes e personagens do cinema e da literatura, entre outros, além da história do chapéu em Limeira.

FESTA DO CHAPÉU

Outro evento programado pela Biblioteca Pedagógica será a Festa do Chapéu, no dia 2 de setembro, às 9h e às 13h30, com os estudantes da Luca Moore. Eles participarão da gincana “De quem é este chapéu?”, em que os alunos apresentarão personagens da literatura infantojuvenil, como O Gato de Botas, Peter Pan, Pinóquio, Chico Bento, Visconde de Sabugosa, entre outros.

A Festa do Chapéu será na Biblioteca Pedagógica. De acordo com Taciana, as atividades ainda se estendem à produção do chapéu criativo pelos alunos junto com as professoras que, a partir de materiais diversos e com criatividade, fantasia e imaginação, vão estrear os seus chapéus na festa literária.

EXPOSIÇÃO

Ainda dentro das atividades, a Biblioteca Pedagógica e a Emeief Luca Moore promovem, de 2 a 30 de setembro, uma exposição colaborativa de chapéus variados. “A ideia é mobilizar as pessoas que tenham chapéus para participarem do projeto, emprestando estes objetos e contando suas histórias ou a de seus descendentes. A exposição pretende reunir chapéus que representem histórias e memórias, contribuindo para divulgar o conhecimento da identidade e cultura da população limeirense”, ressalta Taciana.

Notícias recomendadas para você