TALENTO
Prefeito recebe aluno três vezes medalhista de ouro em olimpíada de astronomia
02/08/2022 | 17h53
Prefeito recebe aluno três vezes medalhista de ouro em olimpíada de astronomia

Tiago Vitor de Oliveira Ferreira tem apenas 10 anos mas já conta com uma série de conquistas. Ele é aluno da Emeief Prof. Evangelina Mauro, em Limeira, e ganhou três medalhas consecutivas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a última conquistada em 2022. Nesta semana, o garoto recebeu uma notícia ainda melhor: é um dos selecionados do prêmio “Sócios-Mirins”, da Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (AEITA).

O prefeito Mario Botion recebeu Tiago e sua família nesta terça-feira (2). “Nossa rede municipal de ensino é muito boa e é gratificante ter o Tiago como um dos nossos alunos, com sua inteligência e curiosidade para esse universo”, comentou o chefe do Executivo. Ele parabenizou o garoto pela conquista desse ano e fez questão de convidá-lo para uma próxima visita, depois que receber, em mãos, sua terceira medalha de ouro da OBA.

Um dos pontos destacados por Botion durante o encontro foi a importância do papel da família no incentivo a Tiago. “A escola é importante nesse processo, mas o interesse e o apoio dos pais são fundamentais para as crianças, como foi para o Tiago. É isso que nos deixa ainda mais felizes, diante de tantos resultados positivos já conquistados por ele aos 10 anos”, enfatizou o prefeito.

Jéssica Karoline de Oliveira Ferreira e Diego Fernando Ferreira são os pais de Tiago. Foi Jéssica quem inscreveu o filho no projeto da AEITA e também solicitou à escola que inscrevesse o garoto na OBA de 2020, quando ele levou a primeira medalha de ouro. Em 2021 e 2022, Tiago repetiu a conquista, sendo que, neste ano, a medalha foi mais árdua de garantir, já que a nota de corte para o ouro era de 9,6, maior que nos anos anteriores.

Para participar da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, Tiago se empenha fora das salas de aula. Além dos conteúdos aprendidos na escola, ele participa de mentorias em casa, que são preparadas pela mãe com ajuda de Tiago e do irmão mais velho, Diogo Vitor, de 13 anos, que também foi aluno da Evangelina Mauro e recebeu medalha de ouro na OBA em 2020, ao lado do irmão. “Fazemos treinamentos em casa com conteúdos específicos para a OBA”, relatou Jéssica.

Segundo a mãe dos garotos, Tiago e Diogo têm personalidades diferentes, mas com algo primordial em comum: os estudos. “Eles são muito estudiosos e sempre se destacaram nas aulas”, comentou ela. Segundo Jéssica, a curiosidade de Tiago por ciência e engenharia começou desde cedo. Com o tempo, o entusiasmo só aumentou e, agora, ele gosta, até, de inventar coisas com materiais recicláveis.

A inventividade, criatividade e interesse em áreas como aeroespacial e engenharia fazem parte dos requisitos para o prêmio “Sócios-Mirins”. Com a conquista, Tiago poderá conhecer de perto o polo aeroespacial brasileiro e, ainda, terá acesso a uma mentoria científica durante um ano. O garoto deverá conhecer a sede do ITA e de outras instituições da área.

Para Jéssica, é crucial que os pais participem mais da vida acadêmica dos filhos, desde as primeiras séries. “A relação alunos-escola-família é muito importante. São muitos talentos que podem ser desperdiçados ou nem descobertos pela falta desse incentivo. Entendo que a base é a família em uma parceria com a escola. E a equipe da Emeief Evangelina Mauro sempre esteve de portas abertas para nós”, disse. Para o futuro, Tiago sonha fazer um curso de robótica. “Daremos todo o suporte a ele para conquistar seus sonhos”, garantiu Jéssica.

Além da família de Tiago, o prefeito Mario Botion também recebeu a diretora da Emeief Prof. Evangelina Mauro, Vanessa Frugoli, a vice-diretora da unidade, Erika Franchischetti, e a coordenadora pedagógica da escola, Cristiane Suzue.