PROPOSTAS
Conferência discute caminhos da educação municipal
06/07/2022 | 16h05
Conferência discute caminhos da educação municipal

A Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação realizaram hoje (6) a XII Conferência Conjunta de Educação Municipal (Cocem), no Teatro Vitória “Emiliano Bernardo da Silva”. Neste ano, a iniciativa teve como tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: caminhos para a Educação Municipal”. A abertura dos trabalhos coube ao prefeito Mario Botion, ao secretário de Educação, André De Francesco e à presidente do Conselho Municipal de Educação, Alessandra Pascotto.

Botion destacou a relevância da Conferência e falou sobre os desafios da educação no período pós-pandemia. “Esse é um momento importante de discussão, para fazer a retrospectiva do que aconteceu ao longo desses dois últimos dois anos e definir o planejamento estratégico do setor”, frisou. O chefe do Executivo citou os investimentos em infraestrutura e capacitação dos servidores, e ainda, agradeceu o comprometimento de todos.

O evento recebeu a participação de professores, dirigentes e educadores das redes municipal e particular de Limeira, de representantes de sindicatos e de entidades ligadas à educação, e ainda, do presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara Municipal, vereador Elias Barbosa.

O secretário de Educação falou sobre a necessidade de estabelecer o debate plural e democrático em torno do tema, como forma de avançar na qualidade do ensino. Ele lembrou que, logo no início da atual gestão, a Secretaria fez o diagnóstico da rede. “A partir desse quadro, traçamos estratégias e iniciamos uma transformação significativa na educação especial. Estamos evoluindo no processo de inclusão e nos adaptando à nova legislação”, comentou Francesco. “Nesse cenário pós-pandemia, buscamos investimentos, sobretudo em infraestrutura e tecnologia, para contemplar o desafio de manter a qualidade da rede de ensino”, acrescentou.

A Conferência é organizada a cada dois anos, por uma comissão formada por integrantes da secretaria e do Conselho Municipal de Educação. Neste ano, o evento contou com 290 delegados e 30 convidados, que se encarregaram de analisar e aprovar 52 propostas elaboradas durante o período de pré-conferência. Essas propostas giraram em torno de quatro eixos: avaliação e repasse de verbas; complexidade de gestão escolar; gestão em sala de aula; e infraestrutura e insumos.

PALESTRA

Durante a Conferência, o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Francisco Soares, proferiu uma palestra intitulada: “O papel da escola na promoção de uma educação equitativa de qualidade”. Chico Soares, como é conhecido, foi presidente do Inep e membro do Conselho Nacional de Educação. Com doutorado em Estatística pela University of Wisconsin - Madison e pós-doutorado em Educação pela University of Michigan - Ann Arbor, é considerado um expoente da avaliação educacional no país. “Limeira é uma cidade em que os indicadores estão muito bem, principalmente na Educação Fundamental (...) mas há desafios que a cidade pode enfrentar, seja na inclusão, seja no aprendizado”, comentou.