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Alunos da rede municipal de ensino passam por avaliação pedagógica
22/06/2022 | 09h01
Alunos da rede municipal de ensino passam por avaliação pedagógica

A Secretaria de Educação de Limeira realiza, até o final de junho, o processo de avaliação pedagógica com a rede municipal de ensino. Serão avaliados cerca de 21 mil alunos, do ensino infantil, fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é identificar o nível de desempenho escolar de cada estudante. A avaliação compõe o Programa Intensivo de Aprendizagem Curricular (PIAC).

Diretora pedagógica da pasta, Adriana Dibbern Capicotto explica que o processo avaliativo é estruturado de acordo com as especificidades de cada público. Os alunos do ensino fundamental fazem a avaliação on-line, conforme cronograma estabelecido pelas escolas. Nela, são avaliadas todas as áreas pedagógicas – com exceção de artes e educação física. No caso dos alunos da EJA, as provas são impressas para se adequar aos estudantes.

Já para a educação infantil, o processo é diferente. “Nós organizamos roteiros avaliativos, que direcionam o trabalho do professor em sala de aula no sentido de permitir que ele realize uma atividade e observe o desempenho da criança”, pontua a diretora.

Segundo o secretário de Educação, André De Francesco, o objetivo é ter um diagnóstico do ensino na rede municipal, principalmente após o período sem aulas presenciais, devido à pandemia. “Esse mapeamento permite dados pontuais por alunos, classes e escolas. Isso significa que vamos identificar os conteúdos em que os alunos estão com maior dificuldade”, observa.

Com essa avaliação, conforme Francesco, a pasta consegue planejar diversas ações junto à rede. “Uma delas é a formação permanente dos docentes e coordenadores envolvendo os conteúdos em defasagem. Além disso, ampliamos os projetos de recuperação”, afirma. Segundo ele, em julho, haverá um projeto de recuperação de férias, focado nos estudantes com baixo desempenho nas avaliações.

André enfatiza que o monitoramento de toda a rede municipal é constante, conforme determina o prefeito Mario Botion. “Cada escola tem uma especificidade e a Secretaria de Educação faz um trabalho direto junto às unidades, auxiliando as equipes gestoras no sentido de organizarem ações e intervenções para o avanço desse resultado. Nosso objetivo é que toda criança tenha um aprendizado adequado”, destaca.

NA PRÁTICA

A Emeief Prada realiza esse processo, com todos os 398 alunos, e que deve consolidar uma avaliação interna que unidade fez no início do ano. As principais dificuldades apontadas na ocasião foram leitura e interpretação de texto. “Hoje, temos 32 alunos sem alfabetização, do 1º ao 5º ano. Essa avaliação vai direcionar nossas ações”, pondera a coordenadora da unidade, Bruna Maria Montesano.

Uma das preocupações da Secretaria de Educação nesse processo avaliativo tem sido com os alunos com deficiência. Na escola Prada, por exemplo, pelo menos 10 alunos têm alguma deficiência laudada. Nesse caso, essas crianças também fazem as provas, mas elas são adaptadas e acompanhadas por um professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

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