Biblioteca Pedagógica terá ECOférias em julho
26/06/2019 | 16h13
Biblioteca Pedagógica terá ECOférias em julho

A Biblioteca Pedagógica, da Secretaria de Educação, preparou uma programação diferenciada para as férias de julho. Durante todo o mês, o espaço oferecerá atividades gratuitas com o tema “ECOférias” com a proposta de temas ecológicos que abordem assuntos como reciclagem, reaproveitamento e desperdício. Outra novidade é que será oferecida uma oficina de culinária para maiores de 14 anos. É necessário inscrição prévia, que pode ser feita a partir de amanhã (27), das 8h às 17h, na biblioteca, localizada no Parque Cidade. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada.

A bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares explica que trabalhar essa temática na programação de férias busca despertar a consciência ecológica por meio de oficinas que possibilitem a reflexão sobre como a reciclagem e o reaproveitamento contribuem para o desenvolvimento sustentável do planeta. “A maioria dos materiais que vai para o lixo pode ser reciclada. A conscientização no ato de reciclar e de reaproveitar possibilita à sociedade preservar os recursos naturais disponíveis, diminuir a poluição e melhorar as condições do planeta para as gerações futuras”, observa Taciana.

Ela exemplifica os materiais que podem ser reciclados, como papel (jornais, folhetos, caixas de papelão, revistas e demais embalagens feitas de papel); vidro (garrafas de bebidas, frascos em geral, potes de produtos alimentícios e cacos de qualquer dos produtos acima); plástico (todos os tipos de embalagens de xampus, detergentes, refrigerantes e outros produtos domésticos, tampas plásticas de recipientes de outros materiais, embalagens de plástico de ovos, frutas e legumes, utensílios plásticos usados, como canetas esferográficas, escovas de dentes, baldes, artigos de cozinha etc); e metal (latinhas, esquadrias e molduras de quadros, molas e latas).

Já em relação ao que não pode ser reciclado, estão: cerâmicas; vidros pirex e similares; acrílico; lâmpadas fluorescentes; papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de biscoito, por exemplo); papéis-carbono, sanitários, molhados ou sujos de gordura; fotografias; espelhos; pilhas e baterias de celular (estes devem ser devolvidos ao fabricante); fitas e etiquetas adesivas. Ainda conforme a bibliotecária, alguns materiais inorgânicos levam até 5.000 anos para se decomporem.

A programação de férias da Prefeitura de Limeira também conta com atividades na Biblioteca Municipal, da Secretaria de Cultura, e no Zoológico Municipal. A programação pode ser conferida pelo site www.limeira.sp.gov.br/ferias.