CESTA VERDE
Lançado programa que levará alimentos a 250 famílias em situação vulnerável
08/06/2022 | 18h15
Lançado programa que levará alimentos a 250 famílias em situação vulnerável

O prefeito Mario Botion acompanhou nesta quarta-feira (8) o lançamento em Limeira de mais uma ação voltada à área de segurança alimentar. Trata-se do “Programa de Aquisição de Alimentos – Cesta Verde”, uma iniciativa que envolve as três esferas de governo (municipal, estadual e federal) e que beneficiará 250 famílias em situação de vulnerabilidade social e pequenos produtores do município. Cada cesta contém dez quilos de alimentos, entre frutas, verduras e hortaliças. O vereador Betinho Neves, a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, e a presidente do Fundo Social, Ligia Zampar também participaram do evento de lançamento da ação.

Botion falou sobre a importância do programa, sobretudo pelo fato de contemplar consumidores de baixa renda e produtores da cidade. “O Cesta Verde permitirá que as famílias tenham acesso a alimentos saudáveis e de qualidade”, ressaltou. “E os agricultores terão mais essa oportunidade de receber pelo que produzem”, acrescentou. O programa prevê oito entregas no período de quatro meses.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura atuou na seleção dos 11 produtores, tendo como prioridade agricultores locais e que atuam pelo sistema de agricultura familiar. O processo de seleção das famílias foi realizado pelo Ceprosom, enquanto a gestão logística do programa, ou seja, a pesagem é do governo estadual, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). Cada agricultor pode receber até R$ 6,2 mil reais pela venda dos alimentos, sendo que os recursos são repassados pelo governo federal.

Um dos produtores é Guilhermne Vitor Hergert, dono de uma propriedade no bairro do Pinhal, onde há 11 anos dedica-se ao plantio de hortaliças. Para o Cesta Verde, ele entregou 139 quilos de alimentos, como limão, alface, salsinha e espinafre. Também integrante da Feira do Produtor Rural, ele contou que suas hortaliças crescem sem o uso de agrotóxicos. “Esse programa é muito bom para o produtor rural”, salientou. “É mais uma janela para escoar nossa produção, principalmente nessa época de temperaturas mais baixas, quando o consumo de verduras costuma diminuir”, completou.

A primeira entrega de cestas foi feita a moradores atendidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Casa das Famílias, que engloba o Jd. Aeroporto, Odécio Degan, Ernesto Kühl, Ouro Verde e Residencial Rubi. Uma das beneficiadas foi Marilene Miranda, de 37 anos, que cuida sozinha de três filhos, de 15, 11 e 5 anos. Atualmente, ela recebe o Auxílio Brasil, e para complementar a renda, trabalha como soldadora de joias autônoma. Porém, gastos fixos, como o pagamento do aluguel da casa onde mora no Ernesto Kühl, de R$ 600, dificultam sua situação financeira. “Essa cesta vai ajudar bastante na alimentação dos meus filhos, ela será muito bem-vinda”, declarou.