COMETIL
Evento na Praça Toledo Barros marca Dia de Combate ao Trabalho Infantil
08/06/2022 | 15h22
Evento na Praça Toledo Barros marca Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Ao som de “criança não trabalha, criança dá trabalho”, aconteceu hoje (8), na Praça Toledo Barros, um evento que marcou o Dia Nacional e Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no domingo (12). O prefeito Mario Botion, acompanhado da primeira-dama Roberta Botion e da vice-prefeita Erika Tank, prestigiou as apresentações dos jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Ceprosom.

Também estiveram presentes a diretora de Proteção Social, Leia Serrano, que representou a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, o secretário de Cultura, José Farid Zaine, a representante da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (Cometil), Elis Costa da Silva, e os vereadores Lu Bogo, Betinho Neves, Helder do Táxi e Isabelly Carvalho.

O chefe do Executivo enfatizou que a luta contra o trabalho infantil é diária. “Nossa gestão tem implantado políticas públicas para manter a criança na escola, para aprender e participar de atividades culturais e esportivas. Temos várias ações nesse sentido, como a busca ativa que fizemos durante a pandemia dos alunos da rede municipal, e que vai continuar de maneira frequente”, citou Botion.

O prefeito ainda enalteceu o trabalho da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil. “A Cometil vem trabalhando de maneira muito efetiva há 16 anos em Limeira e esse dia vem como alerta e prevenção ao trabalho infantil e para reforçar que, para as crianças e adolescentes, a escola é o melhor lugar”, disse.

A união entre o poder público e instituições de ensino e privadas foi destacada pela vice-prefeita. “O objetivo é garantir o futuro das nossas crianças e adolescentes, preservando a infância e capacitando os adolescentes para que entrem no mercado de trabalho de maneira diferenciada, evitando a vulnerabilidade social. E o governo Mario Botion investe muito nessa área”, observou Erika Tank.

Elis, por sua vez, falou que o evento na praça visa mostrar à população onde os jovens devem estar. “A Cometil existe para prevenir e mobilizar a sociedade contra o trabalho infantil e é uma discussão que tem continuidade o ano todo. Aqui, eles são protagonistas e participantes da sociedade para mostrar que as crianças e adolescentes devem ter educação de qualidade e acesso às políticas públicas que o município oferece”, pontuou.

Participaram das atividades na praça, alunos das escolas estaduais Brasil e Prof. Ely de Almeida Campos, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), do Senai Luiz Varga e do Senac, e crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cecap, Ernesto Kühl e da Emeief Prof. Maria Apparecida de Luca Moore. Além das apresentações culturais, houve panfletagem com informações sobre o tema.

LEGISLAÇÃO

De acordo com a legislação brasileira, o trabalho é proibido para qualquer pessoa abaixo dos 16 anos, sendo que, a partir dos 14 anos, são permitidas apenas atividades na condição de aprendiz, desde que remuneradas. A prática do trabalho infantil ilegal pode ser denunciada pelos canais Disque 100, ou ainda, por meio do Conselho Tutelar, pelos números: 08007740350, 3443-4426 e 3443-4545.

Em Limeira, a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil tem a participação do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/Piracicaba), Sindicato dos Bancários, secretarias municipais de Educação, de Saúde, de Cultura e de Esporte e Lazer, Ceprosom, Conselho Tutelar e organizações da sociedade civil.

Além disso, já há 13 anos, Limeira conta com cinco grupos com a presença de funcionários públicos da assistência social, educação e saúde que reúnem para debater, de forma intersetorial, o enfrentamento do trabalho infantil. Os grupos estão localizados nas regiões do Jardim Aeroporto, do Pq. Nossa Senhora das Dores, do Centro, do Jd. Presidente Dutra e do Cecap.