DOAÇÃO
Biblioteca Pedagógica promove Feira Solidária de Livros
30/05/2022 | 09h45
Biblioteca Pedagógica promove Feira Solidária de Livros

A Prefeitura de Limeira, por meio da Biblioteca Pedagógica, promove a Feira Solidária de Doação de Livros, de 3 a 10 de junho, das 8h às 17h. A iniciativa terá livros e revistas de diversas áreas de conhecimento para todas as idades. A feira acontece na sede da biblioteca, localizada no Parque Cidade de Limeira. A ideia é possibilitar o acesso ao livro e o prazer em ler a estudantes das escolas municipais e à população em geral.

A feira de livros faz parte da campanha “Não diminua seus sonhos: aumente sua biblioteca!”. A expectativa é doar mais de 300 livros. Os gêneros literários são variados: literatura brasileira (clássicos, contemporâneos, contos, crônicas, poesias e teatro), literatura infantojuvenil, autoajuda, desenvolvimento pessoal, didáticos (apostilas Ensino Médio), livros técnicos, entre outros.

A coordenadora da Biblioteca Pedagógica, Taciana Lefcadito Alvares, ressalta a importância da feira. “A leitura é um caminho para o conhecimento, o desenvolvimento e a transformação na vida das pessoas. Essa mobilização, que incentiva a prática da leitura, também é uma ação social que busca contribuir para a ampliação de uma comunidade de leitores”, destaca.

Ela informa que os livros disponibilizados são frutos de doações que a biblioteca recebe regularmente. São aceitas obras em bom estado de uso com temas como literatura infantojuvenil e literatura adulta. Segundo Taciana, os livros passam por uma seleção a partir dos critérios da biblioteca. Os exemplares podem ser incorporados ao acervo local ou encaminhados às escolas municipais.

“Quanto aos livros e apostilas didáticos, obras técnicas e de pesquisa é importante conferir, antes de doá-los na biblioteca, se os conteúdos estão atualizados e seguem as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa adotado no Brasil a partir de 2009”, observa Taciana. Não são aceitas doações de cópias de livros ou revistas, coleções de jornais, trabalhos acadêmicos, mídias obsoletas, entre outros.

OFICINA

Dentro da programação da feira, a Biblioteca Pedagógica promove nos dias 9 e 10 de junho, das 14h às 16h30, uma oficina de pequenos reparos em livros. Voltada às pessoas maiores de 13 anos, a ação vai apresentar procedimentos simples com materiais de baixo custo para pequenos reparos em capas, lombadas soltas e páginas rasgadas. Para participar, é preciso se inscrever pelo telefone/WhatsApp 3443-4724 a partir de quarta-feira (1º de junho).