INTEGRAÇÃO
Evento discute papel da assistência social no pós-pandemia
27/05/2022 | 16h07
Evento discute papel da assistência social no pós-pandemia

O prefeito Mario Botion e a vice-prefeita, Erika Tank, participaram na manhã desta sexta-feira (27) da abertura da Semana Integrada de Serviço Social, no teatro Nair Bello, no Parque Cidade. Promovida pela Prefeitura de Limeira, por meio do Ceprosom e da Secretaria de Educação, com apoio do Isca Faculdades, a iniciativa é realizada anualmente como forma de celebrar o Dia do Assistente Social (15 de maio), e ainda, em atendimento à legislação municipal.

Também compareceram à cerimônia, o vereador Betinho Neves, o secretário de Educação, André De Francesco, a diretora Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba (Drads), Maria Aparecida Germek, a assistente social Ana Maria Sampaio (representando o Isca Faculdades), além de assistentes sociais, psicólogas e outros profissionais do município e de Organizações Não Governamentais (ONGs).

Botion destacou a importância do trabalho de assistência social desenvolvido no município, sobretudo durante a pandemia de coronavírus. “O serviço de assistência social que nós temos na Educação, no Ceprosom, na Saúde, e até indiretamente no Esporte, tem feito um trabalho maravilhoso, pois a pandemia nos trouxe novos desafios”, afirmou.

O chefe do Executivo também enfatizou a relevância do evento, como oportunidade de diálogo entre aqueles que executam as políticas públicas do setor. “É um momento de integração, de troca de informações entre os profissionais da área, para que eles continuem fazendo esse trabalho que é tão importante”, frisou.

Erika Tank, por sua vez, agradeceu a atuação das assistentes sociais nos diversos servidos oferecidos pela administração pública, incluindo a Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência. A vice-prefeita ainda falou sobre os fundamentos da profissão, definindo o trabalho das assistentes sociais como um “adesivo” entre todas as políticas públicas”.

Após a abertura dos trabalhos, o coordenador de Ação Social da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Edson Silva, proferiu a palestra: “O Serviço Social e intersetorialidade no contexto pós-pandemia”. Durante sua explanação, o coordenador analisou os impactos da pandemia de coronavírus nas relações sociais, como o aumento dos casos de violência contra a mulher e de pessoas vivendo em situação de rua. “A área de assistência social precisou responder a esses novos desafios de maneira emergencial”, disse. “A retomada das atividades presenciais requer agora uma reflexão sobre novas estratégias de ação”, completou.