CEPROSOM
Prefeitura realiza abordagem social no Parque das Nações
04/05/2022 | 11h50
Prefeitura realiza abordagem social no Parque das Nações

A Prefeitura de Limeira realizou ontem (3), no Parque das Nações, uma abordagem social com pessoas em situação de rua. O principal objetivo foi oferecer os serviços especializados, como o Centro de Atendimento à População de Rua (Centro Pop), o Centro de Acolhida e a Casa de Convivência. A ação contou com a participação das equipes do Ceprosom, Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, Polícia Militar, Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras e Serviços Públicos e do vereador Betinho Neves.

Ao todo, foram abordadas 25 pessoas, quatro optaram por receber atendimento de uma clínica de reabilitação, sendo três homens e uma mulher, de 22, 36, 46 e 48 anos, respectivamente. As outras pessoas residem em Limeira, mas não aceitaram atendimento. “A ação foi importante para levarmos os serviços especializados e de acolhimento”, explicou a diretora de Proteção Social, Leia Serrano.

Durante a iniciativa, as equipes que atuam na limpeza pública fizeram a retirada de entulho e outros materiais inservíveis da área verde localizada no Parque das Nações. Também foi feito o alteamento das árvores, deixando o local com melhor visibilidade.

As ações de abordagem social serão realizadas em outras áreas do município.

SERVIÇOS

Os moradores em situação de rua chegam aos serviços de acolhimento por meio da procura espontânea ou pelas abordagens sociais que podem ser acionadas pelos telefones 3446-8333 (Centro de Acolhida), 199 (Defesa Civil), ou 153 (Guarda Civil Municipal).

O Centro de Acolhida, localizado na Rua Capitão Bernardes, é destinado para pernoite, higiene pessoal e alimentação. A Casa de Convivência, no Recanto Alvorada, é um espaço voltado às pessoas que aceitam sair das ruas e precisam de um local para morar. Já no Centro Pop, no Jardim Ibirapuera, que funciona durante o dia, o usuário pode lavar suas roupas, fazer a higiene pessoal, passar por atendimentos em diferentes áreas e se alimentar.