INDÚSTRIA
Empresário e fundador da Freios Varga, Milton Varga morre aos 88 anos
21/04/2022 | 08h15
Empresário e fundador da Freios Varga, Milton Varga morre aos 88 anos

O empresário Emmanoel Milton Varga, de 88 anos, morreu no final da tarde desta quarta-feira (20). Ao lado do irmão Estevam Júlio Varga, de 94 anos, eles fundaram a Freios Varga na década de 50, fabricante de freios, e uma das maiores indústrias do município e grande empregadora, nas décadas de 70 e 80 - anos mais tarde, a família transferiu o controle da empresa para uma multinacional.

O prefeito Mario Botion, a primeira-dama, Roberta Botion e a vice-prefeita, Erika Tank lamentaram a morte do empresário. “Externamos as mais sinceras condolências aos familiares e amigos do senhor Milton Varga”, disseram. Por meio de nota oficial, Mario Botion destacou a atuação empresarial de Milton Varga. “O senhor Milton Varga foi uma referência como grande empreendedor. Ele deixa um legado imenso na área produtiva de Limeira, mas também tornou-se referência nas atividades voluntárias”, assinalou o prefeito.

Milton Varga deixa viúva a senhora Emília Menconi Varga, e cinco filhos, Milton, Luiz, André, Marina e Miriam. O corpo do empresário será velado nesta quinta-feira (21), a partir das 8h no Monumental Bom Pastor. Às 17h, haverá cerimônia de cremação.

O empresário foi um dos fundadores da regional da Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em Limeira, estando à frente do comando da entidade entre os anos de 1989-2001. Também atuou na loja maçônica de Limeira, e foi conselheiro fiscal da Alicc (Associação Limeirense de Cuidado e Carinho) – entidade que presta relevantes serviços no município na prevenção ao câncer.

HISTÓRIA

Milton e Júlio Varga herdaram um pequeno negócio do pai, Luiz Varga, na década de 40. A empresa já era denominada Varga. Inicialmente, eles eram donos de uma empresa de madeira. Mais tarde, ambos de olho no mercado e com visão de empreendedores, iniciaram a fabricação de freios. Eles tiveram como um dos primeiros clientes a Volkswagen do Brasil.

A indústria cresceu ao longo de décadas, se transformando em uma das maiores fabricantes de freios do mundo – atuando no comércio interno e também como exportadora.

A parceria entre os irmãos era perfeita. Milton sempre atuou na área financeira, enquanto que Júlio na industrial. Os dois mantiveram ao longo dos anos outras empresas após a venda da Freios Varga.