SUCESSO
Via-Sacra reúne 2 mil pessoas em quatro dias de apresentações
18/04/2022 | 16h25
Via-Sacra reúne 2 mil pessoas em quatro dias de apresentações

Cerca de 2 mil pessoas prestigiaram as quatro apresentações da XXX Via-Sacra, “A maior história de todos os tempos cantada pelo povo de Limeira”, realizadas nos dias 10, na Comunidade São José de Anchieta, e 14, 15 e 16, no Teatro Vitória “Emiliano Bernardo da Silva”. O tradicional espetáculo é uma iniciativa da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

“Desde 2019 tivemos a ousadia de transformar a Via-Sacra em um musical, inteiramente criado e produzido em Limeira, por limeirenses. É um espetáculo que une a arte à fé cristã, produzido, com carinho, por talentos da nossa cidade”, disse o secretário de Cultura José Farid Zaine.

"As apresentações foram maravilhosas. Parabenizo todos os envolvidos com a realização da Via-Sacra, a Secretaria de Cultura, técnicos e voluntários que ajudaram a construir esse espetáculo cristão", destacou prefeito Mario Botion.

A XXX edição iniciou com a cena do nascimento de Jesus, passou pelos milagres e foi finalizada com a crucificação e ressurreição de Cristo. “O espetáculo todo foi lindo, mas a ressurreição é sempre a melhor parte”, compartilhou a espectadora, Joyce Cristina Pereira Rodrigues.

Um dos destaques na noite da Sexta-Feira Santa foi a cena do Pai Nosso, em que o público se levantou e cantou junto ao personagem de Jesus, de mãos dadas. “A gente sempre vem assistir. Foi muito bem trabalhado. O conjunto da obra ficou muito bom”, compartilhou José Nortan A. de Oliveira, também presente ao espetáculo. A apresentação feita este ano em um ambiente fechado também foi notada. “Achei lindo e bem diferente dos outros anos”, comentou Neuza de Santos Carvalho, na plateia do Teatro Vitória.

O espetáculo reuniu 30 artistas limeirenses em quase dois meses de ensaios. “Minha cena favorita foi de Maria Madalena, pois era minha filha atuando. Sabemos do trabalho e dedicação de todos para que o espetáculo ficasse tão bonito”, disse Elenice Antunes de Oliveira.

Léo Sampaio, responsável por dar vida a Jesus, comentou sobre a vivência. “Ter participado da Via-Sacra foi uma das experiências mais incríveis e mais lindas que eu já tive, pois é a primeira vez que atuo em um espetáculo tão grande como esse. O que mais me cativou foi a energia entre os atores, a sensação de estar fazendo algo que iria tocar o coração de muitas pessoas”, afirmou.

Nathalia Klinke interpretou o Demônio Lúcifer e disse que é a segunda vez que atua do espetáculo. Em 2019, ela participou no papel de povo e mulheres que choram. “A Via-Sacra conseguiu quebrar a barreira da timidez”, observou.

Thamis de Oliveira, escalada para o papel de Maria, mãe de Jesus, também deixou seu relato sobre a experiência. Ela já participou de outras produções da secretaria, pois compõe o coro da Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli). “Participar do espetáculo foi uma experiência muito rica, pois além de aprender mais um pouco sobre a arte teatral pude praticar o que já sabia. Comecei a entender sobre esse mundo ao participar das duas últimas óperas e do musical ‘O corcunda de Notre Dame’, ocorridos antes da pandemia, com o Coro da Osli”, concluiu.

A Via-Sacra de Limeira é um evento tradicional da cidade que acontece anualmente. Desde 2017, sua pré-estreia tem sido realizada em bairros periféricos da cidade, como forma de descentralização cultural. A apresentação é realizada, normalmente, na Gruta da Paz, no Centro. Este ano, foi levada ao Teatro Vitória pela primeira vez.