VIADUTO BARROCA FUNDA
Concurso tem 79 nomes indicados para homenagem
12/04/2022 | 18h13
Concurso tem 79 nomes indicados para homenagem

A Comissão Julgadora do concurso que irá escolher o nome oficial do viaduto da Barroca Funda realizou na tarde desta terça-feira (12), no Paço Municipal (Edifício Prada), mais uma reunião de trabalho. Os integrantes da comissão informaram que o concurso teve 895 indicações cadastradas. Descartando-se as proposições que não atenderam aos requisitos básicos, há 715 registros válidos, referentes a 79 nomes sugeridos como homenageados. Não há prazo estipulado para o término do certame.

Em uma análise preliminar, a integrante da comissão pela Secretaria de Habitação, Marcela Siscão, informou que os nomes sugeridos são majoritariamente do sexo masculino. “Do total de proposições, 93% são para indicação de homens, 4% dizem respeito a ideias ou conceitos e apenas 3% referem-se a mulheres”, afirmou.

Por sua vez, Mauro Faber, que é o representante da OAB no grupo, ponderou que a análise conceitual deve ser minuciosa, a fim de se avaliar o currículo, o impacto e o alcance das ações dos indicados para toda a comunidade limeirense.

Nesta primeira etapa, a comissão definirá três finalistas, a partir dos critérios de repetição de sugestão de nome, conceito e originalidade. O homenageado, então, será escolhido entre esses três nomes por meio de uma votação, da qual participarão o prefeito, a vice-prefeita, os 21 vereadores, os secretários municipais e os presidentes das autarquias municipais.

Em caso de empate, o desempate será feito pelo número de indicações que cada um dos finalistas recebeu na fase de cadastro das sugestões, prevalecendo o que teve maior indicação. Todo o processo é regido pelo decreto 397, de 22 de novembro de 2021, que regulamentou a lei que estabelece a organização do concurso para a escolha do nome.

Integram o grupo encarregado de avaliar as propostas, representantes do Executivo, do Legislativo e da sociedade civil organizada.  São eles: Michelle Maria Bais Ferreira (Secretaria de Urbanismo), Marcela Provinciatto Siscão Malagon (Secretaria de Habitação), Giane Tavares Gonçalves Boscolo e Priscila Pozzi Lopes (ambas da Câmara Municipal), Carolina Mecatti (Acil), Mauro Faber (OAB) e Vera Regina Schinor (Academia Limeirense de Letras - Alle). Além dos integrantes da comissão, a reunião contou com a participação do secretário de Cultura, Farid Zaine.

O VIADUTO

Inaugurado em 31 de março de 2021, o viaduto liga o Centro de Limeira a bairros da região sul – como jardins Aeroporto, Lago e Lagoa Nova. É considerado a maior obra viária da cidade nos últimos 20 anos e foi concluído em apenas um ano pela administração Mario Botion.