Pedidos de vagas para creches são atendidos; nova inscrição será aberta amanhã
31/03/2022 | 18h11
Pedidos de vagas para creches são atendidos; nova inscrição será aberta amanhã

A Secretaria de Educação de Limeira atendeu todas as solicitações de vagas em creches, efetivadas no cadastramento em outubro de 2021. Na ocasião, a pasta recebeu 2.179 inscrições para a faixa etária, que vai de zero a três anos. Com essa demanda integralmente contemplada, a secretaria abre, a partir desta sexta-feira (1º de abril), um novo período de inscrição para as creches municipais. O prazo segue até dia 30 de abril, conforme decreto 216, de 2019. “Nosso compromisso é atender à demanda e colocar todas as crianças nas creches, respeitando-se os períodos de inscrição”, afirmou o prefeito Mario Botion.

A inscrição deve ser feita pelos portais da Secretaria de Educação (smelimeira.com.br) e da Prefeitura de Limeira (limeira.sp.gov.br). Para tanto, os pais ou responsáveis precisam informar os dados pessoais da criança, o endereço completo e um telefone atualizado para contato. Segundo a gerente da Divisão de Planejamento e Estatísticas da pasta, Luciana Toquini de Lima Silva, o acesso à educação infantil é universal, ou seja, todas as crianças, em idade de ingressar na creche, podem ser inscritas.

Após o período de inscrição, a comissão responsável pela demanda fará a análise dos pedidos e iniciará os encaminhamentos às escolas. Como critério para destinação da vaga, a comissão leva em conta a distância entre a creche e a residência da criança. A orientação é que essa distância não seja superior a 2 quilômetros. Porém, quando esgotadas as vagas na localidade, a secretaria poderá encaminhar o aluno a outra região, desde que com a concordância dos pais.

Luciana ressalta que todo esse processo de preenchimento de vagas é transparente e pode ser acompanhado pelos familiares. O site da secretaria permite a consulta da posição da criança na fila de espera tanto no quadro geral, quanto na região onde mora.

Atualmente, a rede municipal conta com 37 creches, além de 28 escolas que atendem pelo programa Bolsa Creche. Essas unidades atendem a 6.290 alunos desse primeiro ciclo de educação, sendo 2.045 pelo Bolsa Creche.

A gerente informa, ainda, que o número de vagas disponíveis na rede municipal vem sendo ampliado nos últimos anos, passando de 4.523 em 2019 para 4.857 em 2021 - isso sem contabilizar as unidades do Bolsa Creche.