AMPLIAÇÃO
Prefeito anuncia obras de modernização no sistema de distribuição de água de Limeira
30/03/2022 | 17h06

O prefeito Mario Botion anunciou, em coletiva realizada nesta quarta-feira (30) no Edifício Prada, a ampliação e modernização do sistema de distribuição de água em Limeira. A construção da adutora que ligará os reservatórios Mercedes e Gino será executada pela concessionária de água e esgoto BRK. “Essa era uma determinação para que o sistema de distribuição fosse melhorado, e que agora será atendida após tratativas com a concessionária”, afirmou o chefe do Executivo.

O coordenador regional de operações da BRK, Daniel Makino, apresentou os detalhes. Também participaram da coletiva a vice-prefeita Erika Tank, os secretários Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), Rodrigo Oliveira (Mobilidade Urbana) e Simone Zambuzi (Meio Ambiente e Agricultura), a vice-presidente da Câmara, a vereadora Lu Bogo, além de técnicos da prefeitura e da BRK.

O investimento nas obras será de R$ 4,8 milhões. “Essa obra faz parte do processo de melhoria da qualidade da água para nossa população. Um trabalho importante que vai garantir uma distribuição mais efetiva da água aos limeirenses. Além disso, isso está dentro do futuro Plano Diretor de Água e Esgoto, que fará parte da Política Municipal de Saneamento Básico do nosso município”, destacou o prefeito Mario Botion.

O chefe do Executivo também ressaltou que tanto a prefeitura como a BRK vão comunicar por meio dos respectivos canais os impactos no trânsito. “Essas obras vão gerar desconfortos momentâneos, mas com benefícios permanentes. E a prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, buscará minimizar esses impactos”, explicou Botion. Para tanto, a pasta já realizou reuniões com a BRK para planejar as ações.

As vias poderão ser interditadas parcialmente ou totalmente, o que também poderá alterar as linhas de ônibus. Conforme a BRK, determinados trechos poderão ser liberados no mesmo dia da abertura das valas e, em outros, as interdições podem se estender de um dia para o outro ou aos finais de semana. Esse esquema de trabalho foi definido em conjunto às secretarias de Mobilidade Urbana e de Obras e Serviços Públicos.

Obras

Segundo Daniel Makino, a construção da adutora vai acontecer em uma extensão de três quilômetros. O trajeto das obras vai desde o cruzamento das ruas Tiradentes com Prefeito Dr. Alberto Ferreira (em frente à prefeitura), em ponto de derivação da adutora Mercedes, até o cruzamento das avenidas Cônego Manoel Alves e Fabrício Vampré, no reservatório de água tratada Gino, no Jardim São Paulo.

A previsão é que os trabalhos, divididos em 22 trechos, durem sete meses – de abril a novembro deste ano. “Essa obra trará muitos benefícios ao nosso sistema de abastecimento de água. A nova adutora será feita em material de ferro fundido, com 400mm de diâmetro, e vai conectar esses dois reservatórios, que são grandes centros de distribuição de Limeira”, explicou o coordenador.

De acordo com Makino, com as obras, a capacidade de reserva e distribuição de água será ampliada, o que vai beneficiar cerca de 30 mil munícipes das regiões sudoeste, noroeste e parte do centro de Limeira. “É uma obra de extrema importância para mantermos a qualidade no serviço e no atendimento, prevendo também o abastecimento para demandas futuras e o crescimento populacional na região”, enfatizou.

Etapas

A BRK informou que as obras têm início na segunda-feira (4), na Rua João Jacon, entre as ruas Dr. Antônio Frederico Ozanan e Dr. José Botelho Veloso (entrada do Parque Cidade). Neste ponto do trajeto, as obras devem se estender até o dia 14 de abril, com a conclusão dos trechos 1 e 2 do cronograma de serviços, implantando 200 metros da nova tubulação.

No dia 15 de abril terá início o trecho 3 do cronograma das obras, com os serviços sendo executados na Rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira, entre a Rua Tiradentes (em frente ao Edifício Prada) e a Av. Dr. Alfredo Ferraz de Abreu. Neste trecho, as obras devem se estender até o dia 24 de abril, com a conclusão das etapas 3 e 4 do cronograma de serviços, implantando mais 220m da nova tubulação.

O andamento da obra, bem como as próximas vias a receberem a intervenção serão informados conforme o avanço dos trabalhos. Inicialmente, os serviços estão planejados para ocorrer com apenas uma frente, mas a BRK já tem prevista a possibilidade de mobilizar uma segunda frente de trabalho, se necessário, buscando não impactar o andamento e o cronograma dos serviços.

Ainda de acordo com a concessionária, inicialmente, as obras não deverão impactar o abastecimento de água, uma vez que será instalada uma nova tubulação. O impacto poderá ocorrer no momento de interligação das redes. Contudo, essa etapa deverá ocorrer à noite, quando há menor consumo, e a população deverá ser comunicada pelos canais oficiais.