AGENDA LIMEIRA
Em evento sobre inovação e desenvolvimento regional, Botion encontra-se com vice-governador e entrega pauta de reivindicações
22/03/2022 | 18h15

O prefeito Mario Botion e o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, encontraram-se na manhã desta terça-feira (22) durante a abertura do Agenda Limeira, evento realizado no hotel Zahara, em Limeira, que discutiu o futuro da região no período pós-pandemia. Na ocasião, Botion entregou ao vice-governador um ofício com diversos pedidos de melhorias para o município.

Realizado pelo grupo EP, com patrocínio do Desenvolve São Paulo e apoio institucional da EPTV, o evento irá percorrer outras sete cidades do interior, sempre com temas voltados à solução para um futuro inovador. Prestigiaram a iniciativa, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, a vice-prefeita, Erika Tank, o secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi, além de vereadores, secretários municipais e demais autoridades.

Botion falou da importância de Limeira sediar o primeiro debate promovido neste ano pelo Agenda, e ainda, salientou os aspectos positivos da economia da cidade. “Limeira tem um parque industrial diversificado e um setor de comércio e de serviços muito forte”, observou.

Quanto ao panorama atual, o chefe do Executivo falou sobre um dos maiores desafios de seu governo, que é a capacitação e qualificação da mão de obra para atender as oportunidades do período pós-pandemia. “Limeira tem infraestrutura eficiente nas áreas de educação, saúde, mobilidade urbana e esportes”. Esses diferenciais, conforme Botion, permitiram que Limeira encerrasse 2021 com saldo positivo de 4.794 empregos com carteira assinada. “Isso é algo bastante significativo e mostra que Limeira está preparada para esse novo período”, completou.

REIVINDICAÇÕES

O prefeito informou, ainda, que entregou ao vice-governador uma pauta com reivindicações para o município. Dentre elas, a execução do Rodoanel Sul, implantação da Fatec, abertura de ciclo-faixas em ruas e avenidas da cidade (atendendo ao Plano de Mobilidade), e obras complementares à Via Anhanguera e à Rodovia dos Bandeirantes, como construção de passarela no bairro dos Lopes, abertura de retorno/acesso na região da Suzano e da Ajinomoto, remodelação do acesso ao município pelo quilômetro 143 (Brigatto), com inclusão de passarela, entre outras.

Rodrigo Garcia, por sua vez, lembrou que o governo estadual decretou a primeira quarentena há exatamente 2 anos e 4 dias. “A pandemia nos trouxe novos conceitos e uma nova realidade, mas reforçou questões que sempre foram importantes para a sociedade, entre elas, a busca pelo conhecimento”, frisou. O vice-governador também falou sobre a satisfação de discutir o futuro da região. “É um prazer estar em Limeira para tratar de assuntos como inovação e empreendedorismo. Esse debate não poderia vir em melhor hora, nesse momento em que a sociedade procura caminhos para o desenvolvimento”, relatou.

As mudanças profundas trazidas pela pandemia também foram destacadas por Marco Vinholi. E dentro dessa nova realidade, ele citou a importância da criação da região metropolitana de Piracicaba, na qual Limeira está inserida. “Limeira tem um papel fundamental, situa-se em uma região valorizada, que ganha técnicas de governança e um planejamento de médio e longo prazo”, disse. Ele, ainda, discorreu sobre o novo modelo de gestão pública, afirmando que os municípios paulistas estão na “vanguarda” do conceito de cidades inteligentes.

NOVAS TECNOLOGIAS

Após a abertura do evento, o futurista e fundador da fintech Portfy, Gui Rangel, fez uma explanação sobre o tema: "Transformações pós-pandemia e protagonismo humano".  Nomeado como uma das 50 vozes mais influentes no mundo na área de realidade virtual pela Thinkers360, ele salientou que as crises e mudanças, como a pandemia de coronavírus, representam riscos e, ao mesmo tempo, criam muitas janelas de oportunidades.

Durante a palestra, Rangel discorreu sobre a velocidade exponencial das transformações do mundo contemporâneo, que é volátil, incerto, complexo e ambíguo - características que dão nome à terminologia “VUCA”. Nesse contexto, ele descreveu os fundamentos das novas tecnologias: inteligência artificial, robótica, novos materiais, impressão 3D, realidade virtual e aumentada, sensores, redes, blockchain e nanotecnologia.

Diante desse cenário, ele elegeu dois grandes desafios: tornar-se “relevante” em meio a muitos conteúdos e capacitar as pessoas para atuar nessa realidade que está surgindo. “Cada vez mais as tarefas repetitivas estão sendo substituídas por máquinas”, comentou.  Ele afirmou que é preciso entender “o que nos faz humanos”, realçando habilidades associadas à criatividade, à liderança e à capacidade de tomar decisões.