8 DE MARÇO
Encontro homenageia GCMs em Dia Internacional da Mulher
08/03/2022 | 19h46
Encontro homenageia GCMs em Dia Internacional da Mulher

O Fundo Social de Limeira, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil e o Sindicato dos Guardas Civis de Limeira e região (Sindeguarda), ofereceu um café da tarde especial às integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), vigilantes e servidoras, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O evento, que ocorreu na sede da pasta, teve as presenças do prefeito Mario Botion, da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, da vice-prefeita, Erika Tank, do secretário de Segurança, Wagner Marchi, e das vereadoras, Lu Bogo (vice-presidente da Câmara Municipal), Terezinha da Santa Casa e Mariana Calsa. Durante o encontro, houve entrega de flores às mulheres e sorteio de brindes.

Roberta Botion falou da importância da data e da satisfação de participar do evento. “Hoje é um dia muito especial. Estou feliz e honrada com mais esse encontro”, afirmou. Ela abordou a questão da luta pelos direitos da mulher e desejou que, futuramente, o Dia da Mulher não precise mais ser comemorado – numa alusão ao fato de as mulheres alcançarem direitos iguais aos dos homens. “Que Deus abençoe vocês nessa árdua tarefa de nos proteger”, disse às GCMs e vigilantes presentes.

Botion destacou os programas desenvolvidos pela Prefeitura de Limeira na área de prevenção à violência contra a mulher e que contam com a participação essencial da GCM. O chefe do Executivo também salientou o papel da mulher na sociedade e da força que elas demonstram ao conciliar o trabalho e a família. “Hoje é dia de fazer uma reflexão das conquistas realizadas pelas mulheres, bem como daquelas que ainda precisam ser alcançadas”, declarou.

Cumprimentando todas as mulheres que atuam na Guarda Civil Municipal, Erika Tank enfatizou que a corporação é responsável por executar políticas públicas como a Patrulha Maria da Penha e o Botão do Pânico, projetos que ela apresentou ainda na Câmara Municipal e que se efetivaram por determinação do prefeito Mario Botion. “Agradeço a todos os homens e mulheres que compõem a GCM e que fazem a diferença quando uma mulher aciona o Botão do Botânico ou faz uma denúncia pelo 156 ou 153”, frisou.

Já Wagner Marchi saudou todo o efetivo da pasta, que inclui GCMs, vigilantes, equipe administrativa e auxiliares. Ele também deu boas-vindas às GCMs de Pirassununga e de Araras, que vieram a Limeira participar da homenagem. O secretário comentou, ainda, que em razão da “capacidade elevada” com que atuam nos mais diversos segmentos e encaram a dupla jornada de trabalho, as mulheres são fonte de inspiração para os homens. “Sou defensor da igualdade e da equidade. Todos têm o mesmo direito e devem ter as mesmas oportunidades. Vamos lutar sempre por esse ideal, pois todas as mulheres merecem nosso respeito”, concluiu.

A GCM Rosângela, que atua há 24 anos na prefeitura, falou do significado da data. “O dia da mulher deve ser comemorado por todas nós, mas precisamos lembrar daquelas que perderam suas vidas em razão da violência, que está presente em todo país”, comentou.

Também prestigiaram o evento, o presidente do Sindeguarda, Rubens Bueno, a vice-presidente da Acil, Rosi Luck, e a representante da Alicc, Anazília Soares.