INTEGRAÇÃO
Convênio permitirá compartilhamento de informações de segurança pública
01/06/2017 | 15h31
Convênio permitirá compartilhamento de informações de segurança pública

A Prefeitura de Limeira firmou convênio com o governo de São Paulo para integrar a Muralha Digital com o sistema Detecta. O convênio prevê o intercâmbio permanente de informações e o desenvolvimento de ações conjuntas para a prevenção de crimes e da violência. O acordo, que terá validade por cinco anos, foi assinado em 29 de março.

Para tanto, o Estado repassará ao município dados do Detecta relativos a veículos e pessoas com registros policiais, além de indicadores de concentração de ocorrências. Considerado um dos maiores programa de monitoramento inteligente da América Latina, o Detecta emite alertas caso algo suspeito seja identificado pelas câmeras.

Limeira, por sua vez, compartilhará imagens e dados de câmeras de vídeo. Atualmente, a Muralha Digital dispõe de 45 pontos de monitoramento instalados nas entradas e saídas da cidade. Por meio desse sistema, a Polícia Civil e a Polícia Militar poderão pesquisar a passagem de veículos suspeitos por Limeira.

Segundo o prefeito Mario Botion, a assinatura faz parte do conjunto de ações propostas no início do governo. “Essa iniciativa permitirá a integração maior entre os dados de segurança das polícias Civil e Militar e da Guarda Civil Municipal para melhoria na qualidade dos serviços oferecidos à população”, ressaltou.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira, Francisco Alves da Silva, comentou o impacto dessa parceria na redução da criminalidade. “Todas as corporações terão acesso a essas informações. Nossa intenção é aperfeiçoar as ferramentas para combater a criminalidade e tornar Limeira uma cidade ainda mais segura”, afirmou.