Prefeito visita Centro de Operações Integradas
02/03/2017 | 17h51
Prefeito visita Centro de Operações Integradas

O prefeito de Limeira Mario Botion, acompanhado do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves, esteve hoje (2) no Centro de Operações Integradas (COPI). Na ocasião, o prefeito visitou a infraestrutura do local e conversou com os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) sobre o trabalho realizado no setor de Inteligência, no sistema de monitoramento Muralha Digital e também sobre o projeto do botão do pânico. O dispositivo é distribuído para mulheres vítimas de violência e, quando acionado, emite um alerta para um smartphone e uma mensagem ao COPI. “Estamos avaliando os espaços utilizados pela GCM com objetivo de otimizar as instalações. O compromisso da nossa gestão também é intensificar e ampliar as ações de segurança em toda a cidade”, reforçou Botion.

O sistema de monitoramento Muralha Digital possui 62 câmeras de alta definição instaladas em 24 pontos estratégicos do município, como entradas e saídas da cidade, além de 16 câmeras acopladas aos radares fixos. A tecnologia permite a identificação de veículos que foram furtados e roubados. “O trabalho realizado pelo COPI associado a outras ações, como o policiamento ostensivo, preventivo e abordagens nas ruas contribuíram para a redução de casos de furtos e roubos de veículos”, explicou o secretário Francisco Alves.

DADOS

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, em dezembro de 2016, foram registrados 135 furtos de veículos. Em janeiro de 2017, o número diminuiu para 107 furtos de veículos. Deste total, a Guarda Civil Municipal conseguiu recuperar 96 veículos. No mês passado, de 60 veículos furtados, 48 já foram recuperados pelos agentes da GCM.