DIREITOS
Cerimônia faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher
08/03/2022 | 15h42
Cerimônia faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado nesta terça-feira (8), nos jardins da Prefeitura de Limeira (Paço Municipal), com uma cerimônia marcada por discursos em defesa dos direitos da mulher, homenagens a servidoras de destaque, apresentações musicais e atividade física. Houve, ainda, distribuição de mudas de plantas e sorteio de brindes angariados pelo Fundo Social. Participaram da cerimônia, o prefeito Mario Botion, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, a vice-prefeita Erika Tank, a vereadora Lu Bogo (vice-presidente da Câmara Municipal), a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, além de secretários municipais e servidores.

Logo na abertura do evento, a professora de Educação Física da Secretaria de Esporte e Lazer, Elisângela Rizzo Corbini, coordenou uma série de exercícios para “aquecer” o público presente. Na sequência, a servidora e integrante do Conselho Municipal da Condição Feminina, Cleusa Santos, fez a leitura de um poema, de autoria própria, intitulado “Que bom seria se você fosse Maria”. Já a secretária-executiva do Conselho de Saúde, Tatiana Cristina Souza e a enfermeira e supervisora de Pronto Atendimento da Secretaria de Saúde, Fernanda Cantão Silva, apresentaram músicas que exaltavam a força da mulher, como a tradicional “Maria Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Em seu discurso, Roberta Botion destacou que, atualmente, 76% de todo o efetivo da prefeitura, incluindo Ceprosom e IPML, são ocupados por mulheres - o equivalente a 4.746 servidoras. “Isso nos enche de orgulho”, comentou. Ela também falou sobre a felicidade de participar de mais uma comemoração pelo “8 de Março” e enfatizou a necessidade de as mulheres terem seus direitos assegurados pela sociedade. “Precisamos ser respeitadas, independentemente de onde estivermos”, disse. “Desejo que vocês tenham sempre muita fé. Aproveitem o dia de vocês e o momento que estão vivendo”, completou a presidente do Fundo Social.

Erika Tank, por sua vez, enfatizou a importância da data e pediu um minuto de silêncio para que todos refletissem sobre o papel da mulher ao longo do tempo. “Hoje é dia de olhar para o passado e reverenciar as mulheres que lutaram pelo reconhecimento dos nossos direitos”, frisou. Referindo-se à guerra, a vice-prefeita fez um apelo pelo fim do turismo sexual, dos estupros e das dificuldades a que são submetidas as mulheres em áreas de conflitos.

MEDIDAS PROTETIVAS

Botion falou sobre os avanços na garantia dos direitos às mulheres e das ações protetivas desenvolvidas pelo município. Esses instrumentos, segundo o prefeito, foram idealizados pela vice-prefeita e implantados ou ampliados durante seu governo, como a Patrulha Maria da Penha, o Anexo de Violência Doméstica, a Delegacia de Defesa da Mulher e o Botão do Pânico. “São mecanismos que disponibilizamos para que haja o controle da sociedade”, disse. Ao discorrer sobre os diversos tipos de violência que recaem sobre as mulheres, o chefe do Executivo afirmou: “ainda precisamos de leis para proteger as mulheres. Tenho certeza que num tempo não muito distante, essas medidas deixarão de existir, pois os homens respeitarão as mulheres da maneira que elas merecem”.

Representando o Legislativo, Lu Bogo parabenizou todas as mulheres que são mães, esposas, filhas e irmãs. “Todo dia é dia da mulher, pois é no dia a dia que enfrentamos nossas lutas e conquistamos nossos direitos”, afirmou. A vereadora, ainda, salientou que Limeira teve o “privilégio” de já ter sido governada por uma mulher, a prefeita Maria Thereza de Barros Camargo, mas alertou que “as mulheres ainda têm muito que lutar”.

Durante a cerimônia, duas servidoras foram homenageadas, a auxiliar de serviços gerais, Marli Pereira Guilherme, há 10 anos na prefeitura, e Maria Lúcia Pinhata Silva, que permaneceu 53 anos na área de educação, dos quais 24 dedicados à prefeitura, onde participou do processo de municipalização do ensino. “Trabalhar na educação sempre foi algo desafiador, porém muito gratificante. Essa homenagem é, acima de tudo, uma demonstração de respeito”, frisou Maria Lúcia.

Para completar as homenagens, Aucélia Damaceno e Simone Zambuzi ganharam vasos de orquídeas de Roberta Botion. Já Cleusa Santos, Tatiana Cristina Souza, Fernanda Cantão e Elisângela Rizzo Corbini receberam certificados pela participação no evento.