DISPONIBILIDADE
Para facilitar acesso à saúde, Limeira tem 1º dia de vacinação contra Covid-19 nas escolas
23/02/2022 | 16h40

Alunos da Emeief Profa. Maria Apparecida de Luca Moore, em Limeira, começaram hoje (23) a ser imunizados contra a Covid-19. Até o início da tarde, 100 alunos já haviam tomado a vacina. A iniciativa é do prefeito Mario Botion, que esteve na unidade para conferir o início da vacinação. “Disponibilizar as doses nas escolas é uma maneira de facilitar a vida dos pais, que não precisarão se deslocar até uma unidade de saúde para vacinar os filhos”, ressaltou.

O chefe do Executivo observou que a medida não é obrigatória. “Só vacinaremos os alunos que entregarem as autorizações assinadas pelos pais ou responsáveis”, assegurou Botion. Acompanharam o prefeito, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, a vice-prefeita Erika Tank e o secretário de Saúde, Vitor Santos.

A Luca Moore é a primeira escola municipal a receber uma equipe de vacinação da Secretaria de Saúde. A ideia é disponibilizar a vacina em todas as escolas da rede, visando aumentar a cobertura vacinal. Atualmente, aproximadamente 40% das crianças de 5 a 11 anos tomaram a primeira dose.

Vitor Santos falou sobre o papel da administração municipal, no sentido de tornar mais acessível a vacinação. “Temos até o momento duas vacinas aprovadas pela Anvisa para o público infantil, no entanto, a adesão à campanha tem sido menor que o esperado”, observou. “Por esse motivo, decidimos levar esse serviço até onde as crianças estão”, concluiu. Ele enfatizou, ainda, que cabe aos pais ou responsáveis a decisão de vacinar os filhos.

VACINAÇÃO

Eram 8h30, quando uma pequena fila de crianças do quinto ano da escola Luca Moore formou-se na porta do laboratório de informática, transformado em sala de vacinação. Enquanto aguardava a vez de ser chamada e fazia um sinal da cruz, Brendha Mesquita, de 10 anos, disse que estava “ansiosa” para receber a dose. Ela contou que o pai chegou a levá-la a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), mas a vacinação para a idade dela ainda não estava disponível. Nesta semana, quando entregou aos pais a autorização para ser vacinada na escola, ela disse que eles “gostaram” da facilidade. “Essa vacina vai proteger minha família e toda a cidade. Se todos tomarem a vacina, não precisaremos mais usar máscara, igual a um país que vi na televisão”, relatou.

Outra colega da mesma idade, Evillyn Garrido, foi igualmente vacinada hoje. Assim como Brendha, ela também foi até uma UBS, mas como não tinha todos os documentos, não conseguiu ser imunizada. “Minha mãe disse que a vacinação na escola vai evitar correria”, comentou Evillyn.