SAÚDE MENTAL
Prefeitura e Senac Limeira realizam evento sobre esquizofrenia
24/05/2019 | 16h18
Prefeitura e Senac Limeira realizam evento sobre esquizofrenia

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps 2), e o Senac Limeira promoveram nesta sexta-feira (24), um encontro na área de saúde mental, intitulado “Conhecendo a esquizofrenia”. A iniciativa marcou o Dia Mundial da Pessoa com Esquizofrenia (24 de maio) e reuniu no auditório do Senac aproximadamente 120 participantes, entre profissionais da área de saúde, assistentes sociais e pacientes atendidos pelo Caps 2.

A mesa de abertura contou com a presença da diretora de Atenção Secundária à Saúde, Sílvia Helena Della Riva, da chefe de Especialidades da pasta, Cássia Gracini e do psicólogo e coordenador do Caps 2, Júlio Cesar Fontes. O psicólogo apresentou as atividades desenvolvidas na unidade, que atende 160 pacientes. Fontes ressaltou que o Caps 2 conta com uma equipe multiprofissional e que as atividades desenvolvidas visam a socialização dos pacientes, incluindo a reinserção no mercado de trabalho. “Esse é um momento de reflexão e conscientização sobre a esquizofrenia”, frisou.

A doença caracteriza-se pela ocorrência de sintomas como, delírios, alucinações, ideias de perseguição, fala ou comportamento desorganizados, retraimento social e falta de sensibilidade afetiva. Geralmente, a esquizofrenia acompanha o indivíduo até o final da vida, comprometendo sua funcionalidade e capacidade de relacionamento.

Ainda no evento, o psicólogo formado pela PUC-Campinas e defensor de Direitos Humanos, Leonardo Duart Bastos, fez uma palestra sobre os “grupos de ouvidores de vozes”. Trata-se de uma nova abordagem, concebida pelo psiquiatra holandês Marius Romm, na década de 1980, que prevê a formação de pequenos grupos em que os participantes têm oportunidade de compartilhar suas histórias e os mecanismos de enfrentamento ao sofrimento psíquico.