TRABALHO REFORÇADO
Afetado pelas chuvas, Tapa-Buracos agora terá horário ampliado
18/02/2022 | 17h55
Afetado pelas chuvas, Tapa-Buracos agora terá horário ampliado

A Prefeitura de Limeira irá ampliar o horário da operação “Tapa-Buracos” a partir da próxima segunda-feira (21). A medida, segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, visa “compensar” os dias em que as equipes de trabalho não puderam sair às ruas da cidade em razão das chuvas. Nos dias úteis, a operação seguirá até as 19h. Atualmente, os trabalhos encerram-se às 17h. Se as condições climáticas permitirem, as atividades também serão realizadas aos sábados, das 7h às 17h, já a partir de amanhã (19).

“Devido às chuvas das últimas semanas, ampliaremos o horário dos trabalhos. E com essa força-tarefa esperamos, em breve, recuperar o asfalto que foi afetado pelo grande volume de água do início do ano”, disse o prefeito Mario Botion.

Para recompor o asfalto, o diretor de manutenção da pasta, Tikara Okawada, esclarece que o buraco precisa de alguns dias de sol até que seu interior fique completamente seco. Porém, ele observa que, desde janeiro, choveu praticamente todos os dias, inviabilizando a execução do serviço em vários dias. Essa situação, conforme ele, provocou acúmulo no cronograma da secretaria e o encaminhamento de solicitações da população à plataforma 156.

Tikara explica que o trabalho de fechamento desses buracos segue algumas normas. Inicialmente, o trânsito no quarteirão precisa ser interditado pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Na sequência, é feita a limpeza de toda área dos buracos para receber um material ligante e impermeabilizante. As últimas etapas envolvem a colocação de nova massa asfáltica, e por fim, a compactação. Em média, são fechados 700 metros quadrados de buracos por dia.

Atualmente, a operação “Tapa-Buracos” concentra-se na Zona Oeste da cidade, especificamente entre as avenidas Dr. Lauro Corrêa da Silva e Cônego Manoel Alves, além de outros pontos que demandam ações mais urgentes. “Pedimos a compreensão nesse momento, pois estamos com nossas equipes nas ruas e trabalharemos em horário estendido. Se o clima for favorável, resolveremos essa demanda em curto espaço de tempo, evitando transtornos à população”, salientou Tikara.