BARROCA FUNDA
Obras do viaduto estão em andamento
22/04/2020 | 17h39
Obras do viaduto estão em andamento

O prefeito Mario Botion assinou, no início do mês, a ordem de serviço para a Jofege Pavimentação e Construção Ltda dar início à construção do viaduto da Barroca Funda. A empresa foi a vencedora da concorrência pública pelo valor de R$ 38.925.351,55. Parte importante do plano de governo da atual administração, a construção fará ligação para a região sul do município pela Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva. “Além de desafogar o trânsito do anel viário”, diz o prefeito.

A obra será executada com recursos de um financiamento assinado com a Caixa Econômica Federal (CEF), que concederá R$ 65 milhões para a construção do viaduto. “O dinheiro é direcionado somente a investimentos de infraestrutura. E o que não for aplicado na obra da rotatória vai ser destinado a outras execuções, como, bacias de contenção, Marginal Tatu e alça de acesso ao Viaduto Antonio Feres”, explica. O chefe do Executivo lembra que a obra do viaduto é prioridade desde o início da sua administração municipal, e contou com o apoio do deputado federal Miguel Lombardi - principalmente nas tratativas com a Caixa Econômica Federal. “Estamos dando início aos serviços, cujo prazo de execução é de 11 meses”, fala.

A assinatura da ordem de serviço contou ainda com as presenças do sócio-proprietário da empresa, José Edson Seste; do deputado federal, Miguel Lombardi; e do secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi. “Uma obra tão importante e aguardada pela nossa população. Com o viaduto, as pessoas poderão se deslocar mais rapidamente”, comenta o parlamentar. O prefeito Mario Botion reforçou que o viaduto terá passagens exclusivas para pedestres e ciclistas, trazendo, assim, segurança a todos que vierem a se utilizar dele. As ciclovias e os passeios serão construídos dos dois lados.

O secretário deu detalhes da obra. Serão 500 metros de comprimento, 175 metros de elevado, quatro faixas de rolamento (duas em cada sentido) e largura de 26 metros. Ainda será feita a revitalização da rotatória, incluindo iluminação completa em led. Outro detalhe: haverá compensação ambiental. Quase cinco mil árvores serão plantadas, e algumas delas na própria rotatória da Barroca Funda. A obra será executada com estrutura pré-moldada.

Os números comprovam a necessidade do viaduto da Barroca Funda. Estima-se que, em pouco tempo, a população da região ultrapasse o número de 80 mil pessoas. A Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva é a mais movimentada de Limeira – e é a principal ligação da região sul com a central. Por mês, circulam cerca de três milhões de veículos, segundo dados da Secretaria de Mobilidade Urbana. Mais ainda: 50 ônibus por hora e 750 mil passageiros são transportados todo mês. De acordo com o cadastro imobiliário do município, atualmente existem, na região sul, centenas de instituições.