VIOLÊNCIA À MULHER
Limeira foi finalista do Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira Amaral
16/12/2021 | 13h09
Limeira foi finalista do Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira Amaral

O município de Limeira foi um dos 54 finalistas do “Prêmio Juíza Viviane Vieira Amaral”, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a finalidade de reconhecer trabalhos no país de combate à violência doméstica, em especial contra a mulher.

Limeira se inscreveu, por meio do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), com o programa “Rede Elza Tank”, que reúne inúmeras iniciativas de combate à violência à mulher. O prêmio do CNJ leva o nome da juíza do Rio de Janeiro, vítima de feminicídio praticado pelo seu marido às vésperas do Natal do ano passado. Viviane foi morta a facadas na frente dos dois filhos do casal.

Inicialmente, o prêmio reuniu 83 inscritos, dois quais 54 chegaram à final – o projeto de Limeira estava entre os indicados, mas acabou não obtendo premiação entre as seis categorias do concurso. Foram 17 premiados entre primeiro e terceiros colocados de cada categoria.

A apresentação dos vencedores reuniu os 54 finalistas em uma sala virtual do CNJ. O evento foi comandado pelo ministro e presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

O prefeito Mario Botion, a vice-prefeita Erika Tank e a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, acompanharam a divulgação dos resultados, ocorrida no final da tarde de terça-feira (14).

“Nossa participação foi bastante positiva e o trabalho realizado no município em relação a esse assunto será cada vez mais valorizado”, declarou Botion. “Sem dúvida, alcançamos um resultado bastante significativo chegando à final”, diz Erika Tank. Para a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, Limeira se inscreveu apresentando todo a “Rede Elza Tank”. “Se tivéssemos destacado uma ferramenta do programa, acredito que iríamos alcançar uma colocação ainda melhor. Mas foi importante a participação”, declarou.