17 DE NOVEMBRO
Teatro recebe apresentação gratuita sobre arquitetura moderna brasileira
11/11/2021 | 14h32
Teatro recebe apresentação gratuita sobre arquitetura moderna brasileira

O Teatro Vitória “Emiliano Bernardo da Silva” recebe no próximo dia 17 (quarta-feira), às 19h, a apresentação pública, inédita e gratuita, “Mãe-Eiffel: Origem da Arquitetura Moderna Brasileira”, realizada pelo arquiteto e escritor Aldo Urbinati. A realização é do Estudio Tupi, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, e Prefeitura de Iracemápolis.

A atividade consiste na apresentação de parte da tese de doutorado desenvolvida por Urbinati, na Architectural Association School of Architecture, em Londres (Reino Unido), em que procurou provar a hipótese de que a origem da arquitetura moderna brasileira coincide com a centenária aparição da Torre Eiffel Sideral, no céu da Fazenda Morro Azul.

A apresentação é dividida em três partes. A primeira trata-se de palestra que mostra, por meio de fotos, os arquivos originais e primeiras edições de livros raros, como a tese da origem da arquitetura moderna brasileira e a aparição da Torre Eiffel. Um trabalho espelhado nas obras de Lévi-Strauss e Viveiros de Castro sobre a construção e a desconstrução dos mitos.

Posteriormente, ocorre a projeção do filme “Yemanjoyce”; um curta metragem de 5 minutos, filmado na Fazenda Morro Azul. O filme traz três das nove esculturas de madeira folheadas a ouro que o Estudio Tupi realizou em 2020 como parte de uma exposição sobre os “originais” de nossa modernidade. No filme, as esculturas fazem o papel de Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Blaise Cendrars, em sua mitológica visita na Fazenda. A estória retratada traz ainda elementos da tese de doutorado e outras ficções que procuram ilustrar parte deste fragmento fundacional da nossa historiografia. Por fim, acontece um bate-papo com o autor.

Conforme Resolução 151 da Secretaria Estadual de Saúde, é necessária apresentação de esquema vacinal completo ou, no caso de apenas primeira dose, apresentação de teste PCR negativado para Covid-19, feito em até 48h. Menores de 12 anos, que não se enquadram no esquema de vacinação, também devem apresentar teste negativo feito em até 48h. O Teatro fica na Praça Toledo Barros, s/n, Centro. Mais informações pelo telefone 3451-6679.