ÁREA VISUAL
Prefeitura recebe doação de bengalas para atendidos do João Fischer
26/10/2021 | 19h19
Prefeitura recebe doação de bengalas para atendidos do João Fischer

O prefeito Mario Botion, a presidente do Fundo Social e primeira-dama, Roberta Botion, a vice-prefeita Erika Tank e a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, receberam nesta terça-feira (26) a doação de 54 bengalas. Os itens foram comprados pelo empresário Roberto Martins, após solicitação da vereadora Terezinha da Santa Casa, que também estiveram presentes na entrega. As bengalas serão destinados aos atendidos do Centro Educacional João Fischer Sobrinho - Área visual.

Com o repasse, os usuários que necessitam do equipamento terão mais autonomia para a realização de suas atividades diárias. “Parabenizo os envolvidos na iniciativa que permitirão a disponibilização das bengalas aos assistidos” afirmou Botion. “É algo bastante gratificante testemunhar uma ação dessa natureza”, reforça.

Mobilizadora da campanha para compra das bengalas, Terezinha explicou que, ao visitar o João Fischer - Área Visual, em maio, verificou a necessidade de aquisição do material. “Ao apresentar a demanda para o Roberto, ele rapidamente abraçou a ideia e realizou a doação. Ao todo entregamos hoje 34 bengalas para deficientes visuais totais na cor alumínio e 20 para pessoas com baixa visão na cor verde fênix”, relata.

Na ocasião, Terezinha aproveitou para lembrar sobre o projeto de lei de sua autoria sancionada pelo prefeito e que deu origem ao número 6616/2021, que institui o direito ao acesso e uso da “Bengala Verde” como meio adequado para identificar pessoas acometidas de baixa visão e como instrumento auxiliar de orientação, apoio, segurança e mobilidade.

Professor de orientação e mobilidade para deficientes visuais, Alexandre Aparecido do Nascimento destacou a importância da lei. “Uma pessoa com baixa visão possui dificuldades diferentes em relação ao deficiente visual total, e a bengala verde permite a sua identificação e auxilia no processo de conscientização do corpo social que o rodeia”.

"Uma marca do atual governo é a inclusão e essa doação mostra isso. Temos trabalhado em prol de ações inclusivas que garantam assistência daqueles que utilizam os instrumentos públicos. O atendimento no João Fischer Sobrinho, tanto da área auditiva quanto na visual, é uma referência e ganha ainda mais com iniciativas como essa” comentou a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno.

As bengalas doadas foram confeccionadas pela empresa limeirense “Perfect Vision”, de propriedade de Luciano Ferreira, que também é deficiente visual. Os equipamentos foram produzidos atendendo à todas as especificações necessárias, sendo bengalas dobráveis e com pinos de encaixe.

Também estiveram presentes na cerimônia de entrega a vereadora Mariana Calsa, a assistente social do Centro Educacional João Fischer Sobrinho, Marita Luzia Breda Roque, o monitor André do Nascimento, o instrutor de informática Anderson Luís Nascimento e o professor Alexandre são deficientes visuais totais.