PROJETO-PILOTO
Alunos de escola da rede pública fazem experimento com aeromodelismo
26/10/2021 | 17h56
Alunos de escola da rede pública fazem experimento com aeromodelismo

Alunos da Emeief Profª Maria Aparecida De Luca Moore, localizada no Jardim Aeroporto, foram contemplados na manhã de sexta-feira (20) com um projeto-piloto desenvolvido pela Associação Limeirense de Aeromodelismo (ALA), que envolve oficina gratuita de aeromodelismo.

A atividade foi articulada pela vice-prefeita Erika Tank, após solicitação do presidente da instituição, Virgílio D’Alóia Junior. O prefeito Mario Botion defende ações dessa natureza, que envolvam entidades e associações. “Esse tipo de iniciativa para colaborar com o Poder Público é sempre positivo”, observou. Para o prefeito, o interesse em ajudar a administração é sempre bem-vindo.

A oficina de aeromodelismo aconteceu na sede da associação e contou com mais de 100 alunos de 5ª série da escola municipal. As tratativas também foram feitas junto ao secretário municipal de Educação, André Luís de Francesco, e a diretora da unidade escolar, Adriana Ijano Motta.
O presidente da associação explica que o objetivo é oferecer às crianças uma oportunidade de aprendizado diferenciado por meio do aeromodelismo. "A associação tem como objetivo permitir que os alunos recebam novas oportunidades de conhecimento, além de despertá-los para possibilidades diferenciadas de aprendizado", diz Virgílio.

DUAS ETAPAS

A participação dos alunos foi organizada em duas etapas. Na primeira, as crianças puderam ver os diversos aeromodelos em funcionamento, com manobras realizadas em segurança, pelos pilotos e promotores do evento e receberam noções de conhecimento.

Na segunda etapa, as crianças receberam explicações sobre os princípios do voo de planadores, com informações de física de forma didática. No final da orientação ministrada por monitores, os alunos foram presenteadas pela associação com miniplanadores plásticos e, por meio deles, praticaram exercícios fazendo vários lançamentos ao ar livre para exercer a prática da atividade.

O secretário de Educação, André de Francesco, destaca que foi uma parceria importante entre o governo municipal e o presidente da associação. “Isso faz diferença na vida das crianças”, observa. Adriana Ijano, diretora da escola, contou que os alunos estudaram junto com os professores sobre as aeronaves e conclui. “Essa é uma vivência significativa para as crianças”, observou Adriana.
Erika Tank esteve presente na ALA, acompanhou o desenvolvimento da iniciativa e ressaltou a importância da iniciativa da associação e, sobretudo, da experiência para os alunos. “Levar conhecimento às crianças da rede municipal de ensino desta forma é muito importante para despertar seus interesses para uma realidade possível”, disse.