CICLISMO
Prefeito entrega nove bicicletas adaptadas ao Proesa
10/09/2021 | 15h03
Prefeito entrega nove bicicletas adaptadas ao Proesa

O prefeito Mario Botion entregou nesta sexta-feira (10), no Parque Cidade, nove bicicletas para o Programa de Esportes Adaptados (Proesa), da Secretaria de Esporte e Lazer de Limeira. As bikes irão se juntar a outras 25, que já são utilizadas pelos alunos de ciclismo adaptado. O investimento foi de R$ 13,9 mil. A prefeitura também adquiriu 12 capacetes a um custo de R$ 2 mil. Os recursos vieram do próprio orçamento municipal. Também participaram do evento, a vice-prefeita Erika Tank, os secretários Luiz Augusto Zanon (Esporte e Lazer) e Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), o presidente da Câmara Municipal, Lemão da Jeová Rafá, o vereador Airton do Vitório Lucato, alunos do programa e seus familiares.

“Estamos fazendo essa entrega para completar e renovar nossa frota de bicicletas adaptadas”, afirmou Botion. O chefe do Executivo informou que nos próximos meses a prefeitura iniciará um trabalho de busca ativa nas escolas para trazer mais pessoas aos serviços disponibilizados pelo município, em especial ao Proesa.

Ele destacou, ainda, que o Brasil teve uma participação importante nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, observando que algumas modalidades de destaque nas competições também são desenvolvidas pelo Proesa. “Temos espaço para atender mais pessoas”, frisou.

Sobre a iniciativa, Erika Tank enfatizou que Botion apresenta um “olhar diferenciado” às pessoas com deficiência. “Parabéns pela iniciativa. Desejo muito sucesso a esse programa”, afirmou. Já o presidente da Câmara Municipal, Lemão da Jeová Rafá, falou sobre o “orgulho” de ver as ações adotadas pela prefeitura e a “vontade” do prefeito Mario Botion de promover a inclusão social das pessoas com deficiência. “Este é um mês especial, em que a Administração Municipal está mostrando as ações positivas desse governo em prol da população”, comentou.

Segundo a assessora Especial de Gestão Pública da Secretaria de Esporte, Ângeli Polatto Boaventura, o Proesa tem como objetivo a inclusão social por meio da prática esportiva. Paralelamente ao ciclismo, são oferecidas aulas de goalball, natação, futsal, ginástica rítmica, vôlei sentado e hidroginástica.

Além de aprender a andar adequadamente a bicicleta ou o triciclo, Ângeli esclareceu que os alunos desenvolvem noções de direcionalidade, orientação espaço-temporal, coordenação motora, força, equilíbrio e capacidade aeróbica. Para quem apresenta habilidade motora adequada e segura, as atividades são voltadas ao aprendizado da bicicleta convencional. O Proesa organiza, ainda, passeios ciclísticos e participações em festivais.

Antes da pandemia, 47 alunos, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, frequentavam as aulas de ciclismo. Com o retorno das atividades presenciais, os alunos estão voltando gradativamente ao programa. Entre eles, está o engenheiro aposentado da prefeitura, Roberto Yoshio Muto, de 54 anos, que passou a usar cadeira de rodas após um problema de saúde. Ele contou que praticou o triciclo durante 8 meses e que evoluiu muito nesse período. “No início, eu ficava nervoso, me desequilibrava. Agora, pego a bicicleta e já consigo andar”.

Célia Regina Amores, de 56 anos, esteve no Parque Cidade para mostrar as novas bicicletas à filha Bárbara, de 12 anos, que tem síndrome de Down. A mãe relatou que Bárbara iniciou o programa com o triciclo, mas agora já consegue andar de bicicleta. Célia observou que a filha é uma aluna “aplicada” do Proesa e que além do ciclismo, frequenta a natação e a ginástica rítmica. “O Proesa é algo maravilhoso”, exclamou.

Mãe de outro aluno com síndrome de Down, Alice Aparecido Feliciano Anastácio Francisco, de 57 anos, aguardava com ansiedade a retomada das aulas. Segundo ela, o filho Wellington, de 35 anos, ficou muito tempo sem sair de casa por conta da pandemia. “Ele precisa fazer esporte”, concluiu.

Serviço:

Novas vagas do Proesa só devem ser abertas no ano que vem, mas quem quiser informações sobre os requisitos para participar do programa deve entrar em contato com a Secretaria de Esporte pelo telefone 3404-9708.