Vice-governador e prefeito entregam creche no Residencial Morada das Acácias
03/09/2021 | 17h44
Vice-governador e prefeito entregam creche no Residencial Morada das Acácias

O vice-governador Rodrigo Garcia e o prefeito Mario Botion entregaram hoje (3), oficialmente, o Centro Infantil “Professora Márcia Helena Baldove Bettoni”, no Residencial Morada das Acácias. A creche iniciou as atividades no começo deste ano e já atende 64 crianças, de 0 a 3 anos – a capacidade é para 120 crianças, em período integral. A família da professora Márcia, patronesse da unidade, esteve presente.

O prefeito Mario Botion destacou que a creche no Morada das Acácias atende ao crescimento da região e será mais um espaço de acolhida às crianças. “Esse trabalho significa cuidar e dar educação de qualidade às nossas crianças, para que elas sejam cidadãs mais preparadas no futuro. Desejo sucesso à gestão da escola nessa jornada”, falou o chefe do Executivo.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi outro ponto ressaltado por Botion. “A educação da população sempre foi o foco da nossa gestão. Saímos de um Ideb de 6,4 para 7,3, graças ao trabalho da rede municipal de ensino, que é muito boa, e sob a coordenação do secretário André De Francesco, temos dado direção para elevar esse índice com capacitação e reciclagem da nossa rede de ensino”, enfatizou.

A parceria com o município de Limeira foi enaltecida pelo vice-governador. Durante seu discurso, ele também enumerou ações do Governo Estadual no âmbito da educação. “Estamos cuidando do futuro das nossas crianças. Quem muda o começo da história, muda a história inteira, e é isso que fazemos em Limeira hoje. A creche é um equipamento fundamental”, afirmou Rodrigo Garcia.

Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares pontuou sobre a importância do investimento na primeira infância. “Na educação infantil cuidamos dos primeiros passos dessas crianças e o que fazemos na primeira infância reverbera para a vida toda. Com essa creche, milhares terão um futuro melhor”, disse ele, que agradeceu os profissionais da educação, em especial do Centro Infantil do Morada das Acácias.

Localizado na região sul de Limeira, o Centro Infantil foi construído dentro do programa Creche Escola, do Governo do Estado de São Paulo. O investimento total, entre as obras de construção e recomposição, além do mobiliário, é da ordem de R$ 1,9 milhão. A unidade ficou pronta em 2020. Contudo, devido à pandemia, o início do funcionamento foi adiado. A professora Carolina Linhares Lazarini é a diretora da creche.

OUTROS ANÚNCIOS

Durante a entrega do Centro Infantil, o prefeito Mario Botion aproveitou a oportunidade para entregar demandas ao Governo Estadual, tanto ao secretário Rossieli, como ao secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, também presente à cerimônia. O vice-governador Rodrigo Garcia garantiu a construção da “Casa da Mulher” e os estudos para o recapeamento de vias municipais, como no Bairro dos Pires, Av. Arlinda Abreu Ribeiro e Rua Dr. Belmiro Fanelli.

O vice-governador também aproveitou a ocasião para fazer outras entregas. A primeira delas foi um voucher de 800 cestas básicas, dentro do programa “Alimento Solidário”, que serão direcionadas às famílias em situação de vulnerabilidade de Limeira. Outro anúncio do Governo Estadual foi a destinação de aproximadamente R$ 23,8 milhões às escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Limeira, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Garcia também assinou a autorização para liberação de cerca de R$ 7,8 mi em recursos para investimento na extensão da pavimentação e construção de ponte na estrada Zé do Pote. Os recursos foram liberados após reivindicação do deputado federal Miguel Lombardi. Ele anunciou, ainda, o início das obras de melhorias na rodovia Limeira-Iracemápolis, que devem começar em 60 dias. “São reivindicações que já há algum tempo mantínhamos tratativas com o Governo Estadual. E agora ficamos satisfeitos em ver essas demandas sendo atendidas”, explicou o prefeito Mario Botion.

Participaram da cerimônia a vice-prefeita Erika Tank; o deputado federal Miguel Lombardi; o presidente da Câmara, o vereador Lemão da Jeová Rafá, o vereador líder do governo no Legislativo, Ju Negão, entre outros vereadores de Limeira e secretários municipais. Também estiveram presentes prefeitos e vereadores da região, deputados estaduais, e outras autoridades.