SMART CITIES
Panorama urbano de Limeira é o segundo melhor do Brasil
01/09/2021 | 21h47
Panorama urbano de Limeira é o segundo melhor do Brasil

Limeira é a segunda cidade do país com melhor desenvolvimento urbano. A avaliação consta da 7ª edição do Ranking Connected Smart Cities, divulgada nesta quarta-feira pela Urban Systems e Necta – autores do estudo. Ao todo, foram analisados 677 municípios com mais de 50 mil habitantes, segundo 75 indicadores.

O prefeito Mario Botion comemorou o desempenho de Limeira, que ficou atrás apenas de Curitiba. Segundo Botion, aspectos relacionados à infraestrutura, saneamento básico e leis de ordenamento do solo foram os “grandes responsáveis” por posicionar o município na vice-liderança do ranking. “Isso é fruto do comprometimento com o plano de governo e com as políticas públicas sempre tratadas com muitas gestão e transparência”, disse o chefe do Executivo.

Limeira alcançou nota máxima em quesitos como leis de zoneamento e ocupação do solo e atendimento urbano de água e esgoto. Além disso, destacou-se em indicadores ligados ao Plano Diretor, emissão de alvará pelo site da prefeitura, despesas com urbanismo, densidade populacional, cadastro imobiliário informatizado e meios de transporte público.

O ranking é considerado o maior estudo de cidades no Brasil e tem como objetivo definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do país. Para tanto, é dividido em 11 eixos: Urbanismo, Mobilidade, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Educação, Saúde, Segurança, Energia, Governança e Economia.

No cômputo geral, Limeira ficou classificada na 37ª posição, situando-se a frente de cidades paulistas conhecidas pela qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico, como Indaiatuba (40ª colocação); Vinhedo (56ª lugar), São Carlos (61ª posição) e Piracicaba (80ª classificada). O município subiu três posições no comparativo com 2020, quando ocupou a 40ª colocação.

Outra categoria de destaque foi “governança”, em que Limeira ficou na quinta colocação. Esse quesito analisou indicadores de transparência da administração pública; atendimento ao cidadão por meio de aplicativos ou site; existência de conselhos municipais; despesas com urbanismo, saúde, segurança e educação; escolaridade do prefeito; mortalidade infantil; monitoramento de áreas de risco; entre outros.

Sobre o ranking

O Ranking Connected Smart Cities foi desenvolvido com o objetivo de traçar um retrato de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, segundo estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em 2020.

Além de considerar os indicadores de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o ranking avalia conceitos de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais dos municípios e sustentabilidade econômica.