SUSTENTABILIDADE
Prefeitura participa de capacitação de eficiência energética
20/08/2021 | 18h08
Prefeitura participa de capacitação de eficiência energética

A Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Meio Ambiente e Agricultura, participa da capacitação "Investimentos de eficiência energética e geração distribuída em prédios públicos". A ação integra o programa de Gestão de Eficiência Energética, do Governo de São Paulo, e visa contemplar os imóveis da administração pública e reduzir os valores da conta de energia. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em parceria com o projeto Felicity, que atua com foco na promoção de investimentos urbanos de baixo carbono e sustentáveis.

Para o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, "o momento é de profunda reflexão sobre como estamos consumindo o planeta. Ou mudamos já a fim de atingir sustentabilidade, ou o planeta nos mudará".

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado. “Todas as ações e parcerias que tragam capacitação para nossa equipe são sempre muito bem-vindas. A questão da eficiência energética é urgente e deve ser amplamente difundida”, disse. A diretora de Educação Ambiental, Patrícia Kühl, ressaltou que é fundamental discutir temas relacionados à sustentabilidade, em especial neste momento de crise hídrica e necessidade de consumir de maneira consciente os recursos naturais. "A capacitação vem ao encontro do trabalho que já estamos desenvolvendo no município, e certamente irá agregar às nossas ações", frisou. Patrícia também afirmou que está em andamento a campanha "Desligue o Desperdício", que visa conscientização sobre economia de energia, com foco nos prédios públicos como escolas e unidades de saúde.

Segundo o chefe da Divisão de Iluminação Pública, Antonioni Rosada, que participa da formação, “o município de Limeira já aplica diversas ações de eficientização de energia, em destaque para as Diretrizes de Iluminação Pública (DIP), a qual orienta que os projetos sejam elaborados em conjunto com o uso sustentável de tecnologias eficientes e modernas, entre outros, sendo fundamental entender o que os demais municípios estão desenvolvendo e praticando no tocante às ações de caráter sustentável”.

A capacitação tem um total de quatro encontros realizados entre os dias 11 e 20 de agosto e busca trazer aos participantes indicações práticas para que sejam capazes de identificar oportunidades concretas e viáveis para implementar os projetos. Além disso, os inscritos têm acesso a um passo a passo que norteia como podem pleitear recursos necessários à execução dos planos desenvolvidos.

Com duração de duas horas, durante os webinars são explorados temas específicos. Na primeira sessão, as apresentações e debates tiveram como enfoque a identificação da demanda e potencial de desenvolvimento de projetos de eficiência energética em edificações públicas.

Ao concluir o processo de capacitação, serão abertas inscrições para atividades práticas, disponíveis apenas àqueles que participaram do ciclo de encontros.