TRÂNSITO
Obra é acelerada e Viaduto Laranjeiras já está liberado
06/02/2017 | 18h35
Obra é acelerada e Viaduto Laranjeiras já está liberado

O tráfego de veículos no Viaduto Francisco D' Andréa, também conhecido como Viaduto Laranjeiras, foi liberado hoje (6), às 17h10. O prefeito de Limeira Mario Botion destacou que mesmo com o grande volume de chuva das últimas semanas todos os esforços foram realizados no sentido de agilizar a execução dos serviços para a conclusão da obra e liberação do tráfego de veículos. “Todas as equipes trabalharam para finalizar a obra no menor tempo possível apesar da ocorrência de chuvas. Também aproveitamos para refazer a pintura do viaduto e reforçar a sinalização de solo”, ressaltou Botion.

A recuperação do local começou no dia 30 de janeiro com as equipes da secretaria de Obras e Serviços Públicos, SAAE e Odebrecht Ambiental - concessionária de água e esgoto da cidade. Durante o processo de recuperação das partes afetadas na região, a Prefeitura solicitou que a Odebrecht agisse com rapidez para a realização dos serviços, a maior parte de sua responsabilidade. O objetivo foi eliminar maiores prejuízos para motoristas que utilizam aquela importante via de ligação do município.

O afundamento da pavimentação no viaduto ocorreu devido ao rompimento da rede de esgoto, localizada a seis metros da superfície. A situação provocou também o rompimento de galerias de águas pluviais, o que agravou o problema e exigiu a interdição nos dois sentidos do viaduto. Com estrutura própria, a Prefeitura refez o poço de visita da rede de esgoto. Também foram construídos outros dois poços em caixas de passagem, com o intuito de facilitar futuras manutenções.

Durante a pavimentação da área, outros problemas foram identificados, como a saturação do solo e o rompimento de mais uma rede de esgoto.

“Devido ao rompimento de mais uma rede de esgoto foi necessário trocar a base e refazer a pavimentação”, explicou Dagoberto Guidi, responsável pela pasta.

A recomposição da base dos dois lados do viaduto também já foi concluída. Sobre a recuperação do aterro em terra armada, a secretaria de Obras e Serviços Públicos está elaborando a contratação de projeto para a realização da obra.

Semáforo

Os semáforos instalados pela secretaria de Mobilidade Urbana na rua do Rosário, na passagem sob o trilho do trem, serão mantidos. A rua Victor Carácio permanecerá com sentido único, saindo na avenida Araras.

“Vamos manter os semáforos nesta via para monitorar o trânsito no local”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira.