ORDEM DE SERVIÇO
Prefeito libera início de obra para reconstrução do Mercado Modelo e modernização da iluminação pública
27/09/2022 | 17h13

O prefeito Mario Botion assinou, durante coletiva à imprensa nesta terça-feira (27), duas ordens de serviço para importantes melhorias. A primeira é a autorização para a recuperação das galerias e adequações de microdrenagem na região do Mercado Modelo – a obra é uma etapa inicial antes da reconstrução efetiva do Mercadão e tem início imediato. O segundo documento autoriza o início dos trabalhos de modernização do parque de iluminação pública de Limeira.

O investimento nas melhorias das galerias da região do Mercadão é da ordem de R$ 24,5 milhões, de recursos do Finisa. O prazo da obra é de 360 dias e os trabalhos consistem na recuperação e construção de galerias em diferentes trechos, entre a Rua Sete de Setembro e início da Avenida Ana Carolina de Barros Levi. Também está prevista a execução da infraestrutura para o novo prédio do Mercado Modelo, com fundação e piso.

“Essas obras vão resolver, em definitivo, o problema de enchentes na região, regulando o fluxo de água das chuvas”, destacou Botion. Segundo ele, serão construídas duas bacias de detenção (piscinões), uma com capacidade de aproximadamente 6 milhões de litros – localizado no estacionamento do mercadão – e outra, com 3,7 milhões de litros de capacidade, na esquina das ruas Duque de Caxias e Barão de Campinas.

ILUMINAÇÃO

A primeira região a receber a modernização da iluminação pública de Limeira será a do Nossa Senhora das Dores, anunciou o prefeito Mario Botion. O projeto prevê a substituição de 34.188 lâmpadas de ruas e avenidas de Limeira pelo modelo LED – que é mais econômico e possui eficácia de 52% superior ao sistema convencional. O investimento é de R$ 26,8 milhões e o prazo para execução do serviço é de 18 meses.

Botion lembrou que esse processo teve início em 2018, mas foi prejudicado pela pandemia. “Finalmente, assinamos a ordem de serviço para a modernização de todo o parque de iluminação pública. Com isso, vamos garantir mais segurança para nossa população e visibilidade para os motoristas. Além disso, trará uma economia significativa de energia”, salientou o chefe do Executivo.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, a troca das lâmpadas está prevista para iniciar em 90 dias, após uma etapa piloto em locais estratégicos com cada uma das potências da tecnologia e o georreferenciamento de todo o parque. “Depois desse processo, iniciamos a troca das lâmpadas e dos braços metálicos que compõem o sistema”, afirmou Guidi.

O secretário explicou que as novas luminárias serão visivelmente mais brancas e terão dois níveis de tonalidade, neutro e branco puro. Em relação às potências que serão instaladas, haverá quatro modelos: as vias locais (ruas residenciais) receberão luminárias de 46 watts, as vias coletoras, de 70 watts, avenidas com canteiro central, de 90 watts, e para as vias de maior fluxo (como o Anel Viário), de 145 watts.

Os recursos para contratação da empresa responsável pela modernização do sistema são de um financiamento autorizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Parte da linha de crédito foi obtida junto ao Fundo do Clima, com juros a metade do convencional. É um projeto autossustentável com inúmeros benefícios”, descreveram Botion e Guidi.

Participaram da coletiva o presidente da Câmara, vereador Lemão da Jeová Rafá; a vereadora Mariana Calsa; o presidente da Associação dos Proprietários de Boxes do Mercado Modelo, José Geraldo Benetti; o representante da Citeluz, vencedora da licitação da iluminação pública, César Ribeiro; o representante da Romaréllo, vencedora do processo licitatório das obras de galerias, José Luis Gazotti; além de secretários, comerciantes e munícipes.