ENCONTRO
18/08/2021 | 20h25

ENCONTRO

Prefeito recebe novo reitor da Unicamp; novas parcerias são discutidas

O prefeito Mario Botion se reuniu na tarde desta quarta-feira (18) com o novo reitor da Unicamp, o professor Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, empossado em abril deste ano. Limeira possui dois campus da Unicamp, a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e a Faculdade de Tecnologia (FT).

Com o reitor, estava a equipe que faz parte da nova gestão da universidade. A vice-prefeita Erika Tank e os secretários Tito Almiral (Desenvolvimento, Inovação e Turismo), Farid Zaine (Cultura), Antônio Peres (Comunicação Social), André De Francesco (Educação) e Edson Moreno Gil (chefe de Gabinete) estavam presentes no encontro.

A visita do reitor e sua equipe, além de uma apresentação, possibilitaram iniciar tratativas para novas parcerias entre a Unicamp e o município. O reitor anunciou que sua gestão pretende ter uma proximidade maior com a cidade. “Nosso foco é discutir questões nacionais e locais. E até mesmo colaborar com políticas públicas e com agendas na área social”, exemplificou. “Esse envolvimento com a universidade é sempre muito bem vindo”, afirma Botion.

O governo Botion mantém parceriais com a Unicamp, como nas Secretarias de Cultura (parceria com o Centro de Memória da Unicamp), Educação (curso pré-vestibular Colmeia), Desenvolvimento (atuação com startuaps locais) e Esportes.

O prefeito disse que o município está aberto para outras parcerias com a universidade. “Essa integração é fundamental para modernizar ainda mais práticas de nossa administração”, observou Botion.

PROJETOS

Durante o encontro, Tom Zé mencionou projetos desenvolvidos pela Unicamp que podem resultar em parcerias com a Prefeitura, como iniciativas que já ocorrem, por exemplo, por meio de um projeto piloto da universidade em Valinhos. A iniciativa, nesse caso, tem como proposta a inclusão de crianças deficientes por meio do esporte. Botion lembrou que o seu governo criou o Proesa (Programa de Esportes Adaptados), que mantém seis modalidades esportivas e 135 atletas, o que facilitaria um acordo com a Unicamp.

Também foram mencionados pelo reitor projeto esportivo de Basquete 3 x 3 e ainda programa para estabelecer vínculo entre a Unicamp com o público da Terceira Idade. Conversas para formatar parcerias estão abertas e serão temas de próximos encontros.

Acompanharam o reitor na visita, Fernando Coelho (pró-reitor de Extensão e Cultura), Paulo Cesar Montagner (chefe de gabinete da reitoria), Milena Pavan Serafin (diretoria associada FCA), João Marcos Romano (pró-reitor de pesquisa), Ivan Toro (pró-reitor de graduação) e Marcio Alberto Torsoni (diretor da FCA)