Servidores recebem treinamento de combate a incêndio
14/07/2021 | 18h55
Servidores recebem treinamento de combate a incêndio

A Prefeitura de Limeira realizou na manhã de hoje (14) o Treinamento de Combate a Incêndio em Cobertura Vegetal. Participaram 16 servidores, das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, de Obras e Serviços Públicos e de Segurança Pública e Defesa Civil. O objetivo do encontro foi capacitar os servidores para atuar na prevenção e combate ao princípio de incêndio. De acordo com a diretora de Educação Ambiental, Patrícia Kühl, a iniciativa também visou a conscientização ambiental desses profissionais.

O bombeiro educador Guaracy Ribeiro ministrou a atividade voluntariamente. Além da parte teórica, que ocorreu no Parque Cidade de Limeira, os participantes também receberam treinamento prático, no Horto Municipal. A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, avalia que os resultados foram muito positivos. Simone ainda agradeceu a parceria do Corpo de Bombeiros.

CAMPANHA

A Prefeitura de Limeira realiza, nas redes sociais, a campanha “Queimada é Crime”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos ambientais negativos que a prática traz ao meio ambiente. Neste período de estiagem, há um aumento de ocorrências de incêndio em terrenos baldios e áreas verdes.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, esse período do ano é muito crítico para a qualidade do ar. Com as queimadas, aumenta a poluição, o que traz prejuízos para a saúde respiratória da população, em especial às pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos.

Simone orienta que não se deve atear fogo em lixo doméstico, bem como em restos de folhas secas. Os fumantes devem realizar o descarte adequado das bitucas de cigarro, nos cinzeiros. “É importante que toda a população ajude o Poder Público na fiscalização”, destaca a secretária. O telefone para denúncias é o 153, da Guarda Civil Municipal. Em caso de incêndios, também é necessário acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

De acordo com o diretor de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes, Rogério Mesquita, a fiscalização é feita com base no Código Municipal de Meio Ambiente, Lei 650/2012. A multa varia de 60 a 5.000 UFESPs. A Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/1998 ainda prevê reclusão de dois a quatro anos e multa para quem provocar incêndio em mata ou floresta.