BALANÇO
Milhares de limeirenses são impactados por ações ambientais da Prefeitura em 2019
20/12/2019 | 18h02

Educação ambiental, arborização, bem-estar animal e extensão rural estão entre as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira. Em 2019, o trabalho da pasta impactou positivamente a vida dos limeirenses.

Exemplo disso são as ações de educação ambiental. A atuação do departamento chega a todos os alunos da rede municipal de ensino, por meio de programas como o Escola Verde Azul. Além disso, ao longo do ano foram realizadas 17 atividades extra-classe, como trilhas monitoradas no Parque Cidade de Limeira e visitas à Nascente do Ribeirão Tatu, que envolveram quase mil alunos. A chamada “Educação ambiental não-formal”, ou seja, não vinculada a escolas, chegou a 1.228 pessoas, por meio de palestras, treinamentos e visitas técnicas.

No Departamento de Proteção e Bem-estar Animal (DPBEA), a educação ambiental também está presente, por meio de projetos como o Guardião Nota 10, Consulta Educativa e Exposição Educativa, que chegaram a mais de 4 mil alunos. O Zoológico Municipal, que é gerido pelo DPBEA, também trabalha a educação ambiental, atingindo neste ano 13.500 pessoas, além dos quase 60 mil visitantes.

No Canil e Gatil Municipal, foram recolhidos 334 animais domésticos. Por meio do atendimento diário e dos eventos de adoção de animais, 292 cães e gatos receberam um novo lar. Já no Zoológico, foram recebidos 199 animais silvestres, sendo 191 capturados pelo Pelotão Ambiental e 8 entregues por munícipes. Destes, 121 já foram devolvidos à natureza.

Já no Departamento de Extensão Rural, foram 518 produtores rurais atendidos ao longo do ano. Além disso, o departamento promove ações como cursos, mobilização e orientações voltadas a esse público. O setor de recursos hídricos realizou 390 ações como monitoramentos hidrológicos e vistorias de campo. O setor de abastecimento, que atende ambulantes e feirantes, recebeu 3.069 processos neste ano.

PLANTA LIMEIRA

Neste ano, foi lançado o projeto “Planta Limeira”, que tem uma meta ousada: plantar 20 mil árvores entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020. O objetivo é que todas as áreas verdes e de preservação permanente do município sejam arborizadas, para que a população consiga de fato perceber os benefícios ambientais. A iniciativa envolve as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e de Obras e Serviços Públicos. Nesses primeiros três meses do projeto, Limeira recebeu 5.145 novas árvores. Ao todo, desde o início do ano, ocorreram 6.564 plantios.

Os trabalhos são desenvolvidos com esforços próprios da prefeitura, sem custos adicionais aos cofres públicos. As mudas são provenientes de Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRAs) de empresas e de obras públicas.

Toda a sociedade pode contribuir com o Planta Limeira. Os interessados devem entrar em contato com o Departamento de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes, pelo telefone 3442-9628.