ARBORIZAÇÃO URBANA
GCM flagra poda drástica de amoreiras no Jd. Santana
07/07/2021 | 14h44
GCM flagra poda drástica de amoreiras no Jd. Santana

O Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) flagrou ontem (6) a poda irregular de duas amoreiras no Jd. Santana. O flagrante ocorreu depois que moradores do bairro denunciaram o caso à GCM (telefone 153). Ao chegar ao local, os guardas Márcio e Castro Silva presenciaram a poda das árvores, realizada pelo proprietário do imóvel. A poda drástica, conhecida como poda palito, é proibida pela legislação municipal, porque compromete a saúde das árvores. O homem será autuado, sendo que o valor da multa varia de 10 a 20 Ufesps por árvore, totalizando R$ 1.163,60.

A GCM e a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura vêm intensificando a fiscalização desse tipo de crime. De acordo com a secretária Simone Zambuzi, a solicitação de poda deve ser feita pelo telefone 156. “As nossas equipes são capacitadas para a realização de poda adequada, mantendo a saúde da árvore”, diz.

No inverno, em razão do aumento da queda das folhas, chegam até a secretaria muitas solicitações de poda palito, que não são em hipótese nenhuma atendidas. O diretor do Departamento de Política Ambiental, Rogério Mesquita, frisa que a queda das folhas é um processo natural e importante à saúde da planta. “Folhas secas no chão não devem ser encaradas como sujeira. Elas podem inclusive ser reaproveitadas na jardinagem”, destaca Mesquita.

Também é possível, após a liberação do Departamento de Política Ambiental, contratar um profissional capacitado pela pasta para a realização de poda adequada. A listagem de podadores está disponível no site da prefeitura (https://www.limeira.sp.gov.br/sitenovo/simple_hotsite.php?id=22&simple=431).