LITERATURA INFANTOJUVENIL
Pedro Bandeira participa de live com alunos do Luca Moore
24/06/2021 | 13h28
Pedro Bandeira participa de live com alunos do Luca Moore

A Emeief Maria Ap. De Luca Moore, que integra a rede de ensino da Prefeitura de Limeira, promove na próxima terça-feira (29), às 10h, uma live com o escritor Pedro Bandeira. Considerado um dos principais nomes da literatura infantojuvenil, Pedro Bandeira é autor de obras como “A Droga da Obediência” e “O Fantástico Mistério de Feiurinha”. Em 1986, recebeu o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, e em 2012, foi condecorado com a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas, da cidade de São Paulo. A live será transmitida pelo canal do YouTube da Secretaria de Educação (www.youtube.com/educacaolimeira). O evento tem apoio da Biblioteca Pedagógica e é aberto a toda população.

A live é resultado das ações de incentivo à leitura de professores e alunos da escola, em especial, do projeto “Entre Versos”, desenvolvido pelas professoras Carolina Schneider, Eloísa Pareja e Juliana Carolina de Souza, com os alunos dos quintos anos do ensino fundamental. Segundo as professoras, a ideia consiste em apresentar obras literárias de diferentes manifestações artísticas, das mais diversas estruturas poéticas, além de movimentos culturais brasileiros.

“Os alunos estudam os autores e escolhem seus preferidos para participar de uma declamação, o recital “Luca Moore”, que a cada ano propõe uma nova dinâmica para envolver os pequenos leitores e declamadores”, comenta a professora Juliana. De acordo com ela, Pedro Bandeira é um dos poetas preferidos em todas as edições do recital.

Atualmente, os alunos estão estudando justamente a vida e a obra de Pedro Bandeira. O trabalho envolve atividades como, roda de leitura, declamação, empréstimo de livros e a “Árvore de Poemas” - uma intervenção urbana onde as crianças espalharam poemas do autor pelas árvores do entorno da escola. “Trabalhar com as obras de Pedro Bandeira, além de despertar o gosto pela leitura, contribui para ampliar os conhecimentos literários e culturais sobre a vida e a obra do autor”, enfatizou a professora.