AUTOR DO MÊS
Ilan Brenman participa de live com professores e alunos da rede municipal; durante evento, Biblioteca Pedagógica lança campanha solidária
16/06/2021 | 18h04

O renomado autor de livros infantis, Ilan Brenman, participa no dia 21, às 18h, de uma live promovida pela Secretaria de Educação de Limeira, por meio da Biblioteca Pedagógica. Na data, a biblioteca lançará uma campanha solidária para arrecadação de produtos de higiene pessoal, que serão doados ao Ceprosom.

O Encontro Formativo com o autor é voltado a toda a comunidade escolar das redes municipal e particular de ensino e também se estende ao público em geral. “Será uma grande oportunidade de conhecer melhor os trabalhos do autor”, afirmou a coordenadora da Biblioteca Pedagógica, Taciana Lefcadito Alvares. O evento será transmitido pelo canal da Secretaria de Educação no YouTube. O endereço é: www.youtube.com/educacaolimeira.

Brenman é considerado um dos principais escritores da literatura infantil brasileira. Formado em psicologia, é mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Publicou mais de 60 livros infantis e juvenis e ganhou diversas vezes o selo “Altamente Recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil. E alguns títulos já foram traduzidos para leitores de vários países, como França, Itália, Alemanha, Polônia, Espanha, Portugal, Suécia, Dinamarca, México, Argentina, Coreia e China.

A realização da live, conforme Taciana, está inserida na programação anual da biblioteca, sendo que agora em junho, Brenman foi escolhido como “autor do mês". Dessa maneira, a Biblioteca Pedagógica programou diversas atividades que permitirão aos alunos explorar a vida e a obra do autor. “Além de despertar o gosto pela leitura, esse projeto contribui para o desenvolvimento da criatividade e ampliação do universo literário dos alunos”, enfatizou.

Todo o conteúdo será disponibilizado na página da biblioteca no site da Secretaria de Educação. Dentre os destaques, haverá oficina de culinária com Isa Rodrigues, baseada na obra “A Festa de Aniversário”, oficina de origami com Tiago Jonas, inspirada no livro “A Dobradura do Samurai” e contação de histórias com Camilla Cazonatto, sobre o livro “Até as Princesas Soltam Pum”.

CAMPANHA

Durante a live (21), a Biblioteca Pedagógica e o Fundo Social, com apoio da empresa Reciclados Limeira, lançarão uma campanha solidária para arrecadação de produtos de higiene pessoal. A iniciativa pretende mobilizar as escolas da rede e a população em geral. Os produtos serão entregues às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social no contexto da pandemia.

Podem ser doados diversos artigos de higiene, como pasta de dente, fio dental, xampu, desodorante, filtro solar, algodão, papel higiênico, escova de dente, sabonete, condicionador, álcool em gel, absorvente higiênico, cotonete e lâmina de barbear. Os pontos de coleta ficarão nas escolas municipais, na sede da Secretaria de Educação e na Biblioteca Pedagógica – estas últimas, localizadas no Parque Cidade.

Como forma de aproximar a campanha do universo infantil, ela será ilustrada pelos personagens Clara e Gabriel, os irmãos criados por Ilan Brenman. As ilustrações foram idealizadas por Guilherme Karsten e cedidas especialmente para a campanha. Karsten também participará de uma live organizada pela Biblioteca Pedagógica, no dia 28, das 18h às 19h, com transmissão pelo canal da Secretaria de Educação no YouTube.