Projeto premiado reduziu em 91% evasão escolar
23/03/2022 | 13h12
Projeto premiado reduziu em 91% evasão escolar

O projeto educacional de Limeira premiado, na noite de ontem (22), pelo governo estadual reduziu a evasão escolar em 91% durante o período da pandemia. No segundo semestre de 2020, os estudantes ausentes em sala de aula somavam 1.797. E até dezembro do ano passado, caiu para 159 alunos da rede municipal de ensino. Esse número representa 0,6% do total de estudantes, que é de 25.595. “A premiação valoriza o trabalho da nossa equipe, e que não começou agora. Já vem sendo desenvolvido há muito tempo. O prêmio, no entanto, comprova as ações diferenciadas durante a pandemia do coronavírus. A busca ativa da Secretaria de Educação fez a diferença na vida das nossas crianças num momento tão difícil para todos nós”, observou o prefeito, Mario Botion.

A premiação, no Palácio dos Bandeirantes, foi prestigiada pelo chefe do Executivo; a vice-prefeita, Erika Tank; o secretário de Educação, André de Francesco; a diretora pedagógica, Adriana Dibbern Capicotto; e a chefe do Serviço Social Educacional, Maria Helvira Arantes Andrade. Ao todo, somente nove municípios foram premiados de um universo de 191 práticas inscritas no concurso “Parcerias Municipais – Cases Inovadores 2022”. Limeira conquistou o primeiro lugar com o projeto “Nenhum estudante para trás: a experiência de busca ativa escolar do município de Limeira”, categoria “universalizar o acesso à pré-escola”. Os prêmios foram entregues pelo governador, João Dória; vice-governador, Rodrigo Garcia; e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

“É o reconhecimento e empenho de uma equipe que vive a educação, e entrega para a população de Limeira um trabalho incansável. E isso ficou comprovado principalmente no período da pandemia”, citou a vice-prefeita. A conquista do primeiro lugar rendeu uma premiação de R$ 500 mil – valor que será aplicado em projetos educacionais. “Nós buscamos manter a criança com vínculo com a escola. Um trabalho da equipe toda para que as atividades fossem realizadas mesmo à distância, e agora dando continuidade com o retorno presencial de nossos alunos”, disse Adriana.

“O júri foi zeloso e cuidadoso. Foram escolhidos realmente os melhores projetos em suas áreas. E isso é o reconhecimento ao trabalho de cada município e competência dos nossos prefeitos, que são comprometidos com suas gestões”, falou o governador de São Paulo. “O trabalho envolve uma administração comprometida e toda a equipe da Educação empenhada, e que culminou num resultado expressivo com a redução da evasão escolar”, apontou Francesco.

Por fim, o prefeito Mario Botion lembrou de uma outra premiação conquistada recentemente pela rede municipal de ensino - a parceria com o Grupo Votorantim para implantação do Programa de Valorização da Educação, e complementou: “é trabalho, gestão, dedicação e competência. Ações sempre voltadas ao que é mais importante aos nossos munícipes e, nesse caso, os nossos alunos.”