SEGURANÇA
Patrulha Maria da Penha detém homem que agrediu mulher
21/05/2021 | 17h41
Patrulha Maria da Penha detém homem que agrediu mulher

A Guarda Civil Municipal de Limeira (GCM) deteve nesta sexta-feira (21) um homem de 26 anos, após ter agredido sua companheira, de 28 anos. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, a Patrulha Maria Penha foi solicitada a comparecer no Centro de Saúde da Família, no Jardim Santo André, após o pedido de socorro da vítima.

Segundo as GCMs Camila, Luciane e Fontanin, o agressor foi detido em frente ao Centro de Saúde. Ele foi encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e será autuado em flagrante. A vítima foi socorrida e levada para a Santa Casa.

A Patrulha Maria da Penha foi instituída em 2018 pelo prefeito Mario Botion, como forma de regulamentar a Lei 5.761/2016, de autoria da vice-prefeita Erika Tank. A lei foi apresentada no período em que a vice-prefeita atuava na Câmara Municipal. Composta por unidade da Guarda Civil Municipal (GCM), a Patrulha oferece atendimento mais humanizado às mulheres vítimas de violência.

Além disso, a iniciativa faz parte da “Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência” - conjunto de serviços visando o trabalho articulado para garantir às mulheres acesso integral e permanente aos seus direitos. Conforme dados da Rede Elza Tank, 60% das agressões, incluindo o feminicídio, ocorrem no âmbito doméstico.

Denúncias de violência contra a mulher podem ser encaminhadas à GCM, pelo telefone 153, à Polícia Militar, pelo número 190 ou pela Plataforma 156. O 156 também pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Limeira (www.limeira.sp.gov.br) ou pelo aplicativo de celular, compatível com os sistemas operacionais IOS e Android.