PRÉ-VESTIBULAR
Colmeia abre inscrições neste domingo (23); são 500 vagas
21/05/2021 | 16h45
Colmeia abre inscrições neste domingo (23); são 500 vagas

As inscrições para o Cursinho Pré-Vestibular Colmeia, resultado da parceria entre a Prefeitura de Limeira e a FCA/Unicamp, começam neste domingo (23). Em razão da pandemia de coronavírus e a necessidade de distanciamento social, as aulas ocorrerão virtualmente, ou seja, ministradas pelo Google Meeting. O programa é oferecido gratuitamente aos alunos.

Serão disponibilizadas 500 vagas, sendo 250 no período da tarde (das 13h30 às 17h30) e 250 no período noturno (das 18h30 às 22h30). Essas vagas destinam-se aos estudantes que ainda não têm diploma de curso superior, que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio ou que já concluíram essa etapa. Além disso, é necessário morar em Limeira.

Para realizar a inscrição, os candidatos devem acessar o portal da Secretaria de Educação (www.smelimeira.com.br) e na sequência, clicar na aba “Inscrição para Cursinho Pré-Vestibular Colmeia”. Após preencher a ficha de inscrição, será preciso anexar os seguintes documentos: cópia do documento de identidade (RG), comprovante de residência, cópia do Histórico Escolar ou do certificado de conclusão do curso ou declaração da escola relativa à conclusão do ensino médio. O período de inscrição vai até o dia 29 (sábado).

Segundo a chefe do Serviço Social Educacional da prefeitura, Maria Helvira Arantes Andrade, a importância do Colmeia está relacionada à promoção do acesso de jovens de baixa renda ao ensino superior. “Esse programa oferece aos estudantes que não poderiam pagar por um cursinho pré-vestibular, a possibilidade de ingresso na universidade pública ou particular, via ProUni ou demais programas”, disse.

Além dessa questão, Helvira salienta que o Colmeia mantém um ensino de qualidade, considerando-se que o curso é coordenado por professores doutores e as aulas são ministradas por alunos da graduação e da pós-graduação da Unicamp.

O período letivo está previsto para começar em 1º de junho. As aulas se estenderão até dezembro e incluem disciplinas como: biologia, matemática, física, química, geografia, história, gramática, redação e literatura. “O conteúdo abrange todo o conhecimento ministrado no ensino médio, visando preparar os participantes para o Enem e demais vestibulares”, comentou Helvira.