MULHERES
Vice-prefeita avança na questão do aleitamento materno nas escolas
28/04/2021 | 18h04
Vice-prefeita avança na questão do aleitamento materno nas escolas

A vice-prefeita Erika Tank recebeu, nesta quarta-feira (28), a líder fundadora do núcleo de Limeira do grupo Mulheres do Brasil, Mayara Singh Diório, e a gerente do Banco de Leite da Santa Casa de Limeira, Adriana Bayex. O encontro de hoje é um desdobramento da reunião virtual Portas Abertas – núcleo Limeira - do grupo Mulheres do Brasil, coordenado por Luiza Trajano, que aconteceu no dia 20 de abril.

Na primeira reunião, foram iniciadas as tratativas para fortalecer a Lei municipal 6.103, de outubro de 2018, da vice-prefeita, enquanto vereadora, que determina diretrizes para permitir o aleitamento materno no âmbito das instituições de ensino infantil de Limeira. Pela lei, as unidades escolares públicas e privadas também deverão incentivar ações de promoção, proteção e apoio à amamentação continuada.

No encontro de hoje, foram discutidas ações de capacitação junto aos funcionários da rede municipal para que as equipes das unidades estejam envolvidas nas ações de apoio ao aleitamento materno. “Estamos unindo forças para fortalecer ainda mais as iniciativas para ampliar a rede de aleitamento materno com participação do Comitê de Aleitamento criado por lei de minha autoria”, disse Erika.

A iniciativa visa, ainda, proporcionar espaços adequados para atender mães que amamentam filhos que frequentam as unidades infantis, com estrutura para a coleta de leite que poderão ser doados para o banco de leite da Santa Casa. “Nós, do Grupo Mulheres do Brasil, nos colocamos à disposição para a capacitação de funcionárias da rede municipal de ensino, bem como contribuir com a adequação destes espaços”, disse Mayara.

LEGISLAÇÃO

De acordo com a legislação, as unidades escolares públicas e privadas também deverão incentivar ações de promoção, proteção e apoio à amamentação continuada.

Para os próximos dias será marcada uma reunião com o secretário de Educação André Luis De Francesco na qual serão definidos os detalhes para o início dos treinamentos e adequação destes espaços nas escolas.