CONTRA A COVID-19
Fátima Aparecida Dacal é a primeira profissional da educação vacinada em Limeira
14/04/2021 | 12h45

A vacinação contra a Covid-19 de profissionais da educação ativos com 47 anos ou mais começou hoje (14) em Limeira. A primeira profissional imunizada com a primeira dose foi a monitora Fátima Aparecida Dacal. Ela trabalha no Ceief Arlindo de Salvo e definiu o momento da vacinação com duas palavras: felicidade e emoção. O prefeito Mario Botion e a vice-prefeita Erika Tank acompanharam o início da imunização.

“Esse é um momento que representa muita felicidade para mim e um alívio também”, descreveu Fátima. Ela contou que sente falta do ambiente escolar. “O dia a dia é muito importante. E assim como eu sinto falta dos alunos, sei que eles também sentem falta desse contato com a escola. É um amor como se fossem nossos filhos”, afirmou ela, emocionada.

O prefeito Mario Botion destacou que a prefeitura segue cumprindo com o Plano Nacional de Imunização e as determinações do Governo do Estado. “Com planejamento e organização, estamos avançando com o processo de vacinação, agora também com os profissionais da educação. É uma satisfação muito grande”, falou. Botion lembrou que, paralelamente, o município segue vacinando os idosos contra a Covid-19 e o primeiro grupo prioritário contra a gripe, conforme campanha que começou nesta semana.

A vice-prefeita também definiu o início da vacinação dos profissionais da educação como um momento emocionante. “É dar mais tranquilidade para esse grupo de pessoas, enquanto Limeira continua imunizando os demais públicos contra essa doença”, disse. Erika Tank ainda enalteceu o trabalho dos profissionais da educação e os da saúde, que realizam a vacinação. “São duas áreas essenciais.”

Secretário de Educação, André De Francesco também acompanhou a imunização. Ele explicou que o planejamento foi realizado junto às escolas municipais, estaduais e particulares. “Portanto, os profissionais que atendem aos critérios definidos pelo Estado devem procurar as unidades escolares para informações sobre agendamento. Seguimos todos os protocolos para evitar aglomerações e manter o processo organizado”, falou.

CRITÉRIOS

Para receber a vacina é preciso se cadastrar em vacinaja.sp.gov.br/educacao. Podem ser imunizados os profissionais com 47 anos ou mais e ativos nas escolas municipais, estaduais e particulares, do ensino infantil ao ensino médio, tais como: professores da educação básica, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e faxineiros, secretários de escola, diretores e vice-diretores, professores coordenadores pedagógicos e cuidadores.

A imunização acontece na Secretaria de Educação e foi organizada com apoio da Secretaria de Saúde, que disponibiliza a estrutura para o procedimento. Inicialmente, a vacina que aplicada nesse público é a CoronaVac, do Instituto Butantan. Vale lembrar que a autorização para vacinação dos profissionais da educação dentro desses critérios é do Governo Estadual.

No dia e horário agendados para receber a vacina, os profissionais devem levar o RG, CPF e o comprovante de cadastro fornecido pelo VacinaJá. E além de comparecerem para ser imunizados, os profissionais podem contribuir com doações para a campanha “Limeira Solidária – Todos a favor da vida”, do Fundo Social de Limeira. Informações e pontos de arrecadação podem ser consultados em www.limeira.sp.gov.br/coronavirus