Reformas e ampliações levam melhorias a 13 escolas da rede municipal
08/09/2022 | 15h42
Reformas e ampliações levam melhorias a 13 escolas da rede municipal

A Prefeitura de Limeira vem executando, desde o início do ano, reformas e reparos em diversas escolas municipais. Até o momento, são 17 ações, em 13 unidades. O perfil das intervenções é amplo, vai da troca de piso, reforço estrutural e adequação de instalação elétrica, até substituição de toldos e alambrados. O investimento total na ação é de R$ 725 mil. Atualmente, quatro escolas recebem melhorias que serão concluídas até o fim do ano. "Estamos efetuando essas melhorias, como forma de atender melhor os alunos e também os profissionais que atuam nos estabelecimentos de ensino", afirma o prefeito Mario Botion.

No CI Irene Gomes Bortolan, no Jd. Olga Veroni, por exemplo, uma ampla reforma adequou espaços internos e trouxe mais segurança aos alunos. A antiga arquibancada foi desmanchada e substituída por uma escada com corrimão e por duas salas de almoxarifado. O trabalho de reforço na fundação da unidade também resolveu antigos problemas de rachaduras em duas salas de aula, sendo que em uma delas, o piso foi integralmente trocado.

“Parte da escola também recebeu pintura nova”, comentou a diretora do CI, Ana Lúcia de Azevedo Faustino. Os trabalhos  ocorreram nos meses de fevereiro a maio. “Essa obra trouxe mais segurança a todos, temos agora um ambiente mais adequado à faixa etária dos alunos”, completou a diretora. A unidade atende 240 crianças, de zero a cinco anos.

QUADRA

A quadra poliesportiva foi o alvo das melhorias na Emeief Aracy Nogueira Guimarães, no Jd. Lagoa Nova, onde estudam 600 alunos, de 5 a 10 anos. Para evitar a presença de pombos no espaço, a prefeitura instalou uma malha em toda a área interna da cobertura. A diretora da escola, Maria Eliete Lacerda Lucchesi, relatou que os pombos começaram a se instalar no local logo após a inauguração do equipamento. Porém, durante a pandemia, o espaço deixou de ser utilizado pelos alunos - situação que abriu caminho para a proliferação dos animais e a intensificação do problema.

“Tínhamos que solicitar um caminhão pipa para limpar a quadra”, comentou a diretora. Com a retomada das aulas presenciais, ela solicitou a instalação da malha de proteção para garantir condições adequadas de higiene. “Agora é bem melhor, conseguimos usar a quadra em sua total funcionalidade, inclusive no empréstimo à comunidade”, frisou.  A quadra é um espaço ótimo, tem medidas oficiais e marcações para várias modalidades esportivas”, acrescentou Maria Eliete.

Confira a seguir as escolas já reformadas:

Emeief Aracy Nogueira Guimarães;

Emeief Martim Lutero;

CI Profª Marcia Helena Baldove;

Ceief Profª Flora de Castro Rodrigues;

Emei Célio Sampaio Silva;

CI Jonas Pereira Britto;

CI Irene Gomes Bortolan;

CI Vilma Terezinha Marrafon;

Emeief Tenente Aviador;

Emei Thereza Veronesi D’Andrea;

CI Prefeito Ary Levy Pereira;

Emeief Maria Apparecida de Luca Moore;

Emeief Pastor Ismael Pereira do Lago.