COMPLEXO VIÁRIO
Após um ano, viaduto da Barroca Funda é liberado para o trânsito
31/03/2021 | 22h36
Após um ano, viaduto da Barroca Funda é liberado para o trânsito

Após um ano de obras, o viaduto da Barroca Funda foi liberado para o trânsito no início da noite desta quarta-feira (31). O prefeito Mario Botion, a vice-prefeita Erika Tank, a primeira-dama Roberta Botion, o deputado federal Miguel Lombardi, os secretários Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), Rodrigo Oliveira (Mobilidade Urbana) e Matias Razzo (Urbanismo), e o presidente da Câmara Municipal, Lemão da Jeová Rafá, entre outras pessoas, estiveram no local. Não houve inauguração oficial por conta da pandemia de coronavírus. A obra ligará o centro da cidade à região sul do município por meio da avenida Lauro Corrêa da Silva.

A construção do viaduto da Barroca Funda é uma das principais obras viárias do município das últimas décadas. O complexo envolve ainda um parque linear executado às margens do Anel Viário. “A construção do viaduto foi tratada como prioridade desde o início do nosso primeiro governo, isso pelo amplo benefício que a população estará recebendo a partir de agora”, afirma o prefeito Mario Botion. “Eu quero agradecer a Câmara por ter participado na aprovação da liberação do crédito que garantiu a obra, ao deputado federal Miguel Lombardi, por ter nos ajudado em Brasília, e aos nossos secretários”, complementou. Mensalmente, passam pelo complexo - incluindo a rotatória – três milhões de veículos. É o local de maior fluxo de veículos do município.

MODERNIDADE

O viaduto apresenta características de modernidade. Sua extensão é de 500 metros entre as duas cabeceiras. Todo o complexo recebeu iluminação em LED com padrão de alta tecnologia. A estrutura com duas faixas em cada um dos sentidos possui ainda passagem para pedestre e ciclovia.

O custo total da obra ficou em R$ 42 milhões – parte do montante que foi obtido por meio de uma linha de crédito junto à Caixa Econômica Federal. O restante do valor financiado está sendo utilizados em outras obras de infraestrutura do município. Todo o recurso só pode ser utilizado para esta finalidade.

“A obra favorecerá muito a população, que terá ganho com a qualidade de vida por ficar menos tempo no trânsito”, afirmou a vice-prefeita Erika Tank. “O momento é memorável para a cidade. É uma obra grandiosa e nesse período muito difícil pelo qual o país está passando não deixa de trazer um pouco de alegria a população”, declarou Miguel Lombardi. “A Câmara contribuiu no que foi necessário para ver esta realização”, disse Lemão da Jeová Rafa. “O resultado desse trabalho foi muito positivo e trará muito benefícios para o cidadão”, avalia Dagoberto Guidi.

TRÂNSITO E PARQUE LINEAR

A liberação para o trânsito ocorreu às 19h no sentido centro-bairro. O primeiro veículo a fazer a travessia do viaduto foi conduzido pelo encarregado da obra do viaduto, o maranhense João de Deus Mendes da Costa. Ele trabalha há dez anos na construção civil e é funcionário da Jofege Pavimentação e Construção Ltda – empreiteira responsável pela construção. “É uma satisfação muito grande ser o primeiro a passar pelo viaduto. É uma grande obra para a cidade”, diz.

Secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira disse que a velocidade no viaduto foi limitada em 60 Km/h. O local receberá fiscalização por radar.

O complexo recebeu também obras de um parque linear paralelo ao trecho do Anel Viário, na região. A estrutura possui uma pista de caminhada, uma academia ao ar livre e no local foram plantadas 234 árvores.