ANÚNCIO
Parceria da Prefeitura com CDHU prevê projeto habitacional para idosos
15/07/2020 | 17h11
Parceria da Prefeitura com CDHU prevê projeto habitacional para idosos

Idosos em situação de vulnerabilidade social terão mais um projeto habitacional no município, por meio do programa “Vida Longa”, uma parceria entre o Governo Estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Prefeitura de Limeira. Em um imóvel no Jd. Residencial Manacá, serão construídas 28 unidades, cada uma com cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. O novo programa está na sua fase inicial.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (15). O prefeito Mario Botion destacou o empenho da atual gestão para que o município fosse selecionado. “Trabalhamos com celeridade e reunimos todos os pré-requisitos necessários à implantação desse programa no município. Apesar da crise provocada pelo coronavírus, seguimos em frente na missão de atender as demandas da população mais carente, sobretudo dos idosos”, comentou.

O público-alvo do programa são pessoas com 60 anos ou mais, sem acesso à moradia, que vivem sozinhas e que estão expostas à situação de vulnerabilidade em razão de vínculos fragilizados com a família e de risco social.

Como requisito, os idosos beneficiários não podem ter renda superior a dois salários mínimos, devem residir há pelo menos dois anos no município e terem autonomia para realizar tarefas diárias. O morador não pagará taxa de ocupação do imóvel. A seleção dos idosos será feita pelo Ceprosom.

ACESSIBILIDADE

Os imóveis serão projetados segundo parâmetros de acessibilidade, permitindo o uso da moradia por pessoas com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. Para tanto, contém recursos como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros. Todas as habitações são térreas.

Um dos diferenciais do Programa Vida Longa é o conceito de socialização. Nesse sentido, o residencial terá espaços de convivência e lazer, salão com refeitório, sala de televisão, churrasqueira, forno à lenha, aparelhos para atividade física, mesa de jogos, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.

LOCALIZAÇÃO

A área destinada ao programa fica em um terreno de 5.509 metros quadrados, localizado na Rua Ismail Sperancin, no Jd. Residencial Manacá. O início das obras e o processo de seleção dos idosos ocorrerão de acordo com o cumprimento das etapas para implantação do empreendimento.

A ação foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Limeira, a CDHU e as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e de Habitação. Caberá à prefeitura a doação do terreno para a construção dos imóveis, bem como a gestão e manutenção do empreendimento após a conclusão das obras.

O município já tem um empreendimento semelhante, o Vila Dignidade, na segunda etapa do bairro Nossa Senhora das Dores, que possui 22 casas.