HABITAÇÃO
Famílias participam do sorteio de unidades do Limeira K
17/02/2017 | 18h09
Famílias participam do sorteio de unidades do Limeira K

O prefeito Mário Botion, a secretária de Habitação Marcela Siscão e o diretor de atendimento habitacional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) Ernesto Mascellani Neto participaram, na tarde de hoje, do sorteio dos inscritos para o Conjunto Habitacional Limeira K. O sorteio ocorreu na mesma semana em que Botion e Dr. Julio fizeram a solicitação ao secretário estadual de Habitação, Robrigo Garcia. “Estivemos na segunda-feira em São Paulo e fomos prontamente atendidos”, disse o prefeito.

O evento, que aconteceu no Teatro Nair Belo, contou também com a participação do vice-prefeito Julio C. Pereira dos Santos, o Dr. Julio e a presidente do Centro de Promoção Social (Ceprosom), Maria Aucélia Damaceno.

O residencial conta com 31 moradias populares. Desse total, 11 serão destinadas a famílias que moram em área de risco. As outras 20 unidades habitacionais foram sorteadas da seguinte forma: três destinadas a pessoas com deficiência, duas para idosos e uma para policiais e/ou agentes penitenciários.

O diretor do CDHU explicou que o Conjunto Habitacional Limeira K incorpora as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação. “Somos um dos poucos Estados brasileiros que podem contar com programas de moradias como este. Com esforço e dedicação do Governo do Estado e, em parceria com a cidade, os limeirenses foram contemplados com excelentes moradias”, disse Neto.

RENDA

As famílias sorteadas serão convocadas para o processo de habilitação, que será realizado no dia 2 de março, na secretaria de Habitação de Limeira. Na ocasião, eles deverão comprovar os requisitos exigidos para participar do programa habitacional. É preciso ter renda entre um e dez salários mínimos, morar no município há pelo menos cinco anos ou atestar que o chefe da família trabalha em Limeira no mínimo pelo mesmo período.

O contemplado hoje não pode possuir imóvel ou financiamento habitacional e nem ter sido atendido em outros programas habitacionais de interesse social. As famílias pagarão prestações de R$ 140,55 até R$ 875,92 e 98% delas devem ter renda de até três salários mínimos. O prazo de financiamento das moradias será de até 25 anos e as prestações receberão subsídio do Governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a renda familiar.

Para o sorteado Elias Cunha, 39 anos, essa é uma grande conquista. Ele é casado há dez anos e paga aluguel desde então. Ele e a esposa Cassiane contam que, recentemente, o filho teve que desistir de cursar a faculdade  de Análise de Sistemas, por conta da renda do casal que ficou comprometida com o pagamento do aluguel. “Confesso que não esperava. Fiquei muito feliz”, contou.

MORADIAS

O conjunto terá unidades de dois dormitórios, com 53,08 metros quadrados de área construída, sala, cozinha, banheiro, circulação e área de serviço. Os apartamentos serão entregues com infra-estrutura completa, pavimentação de estacionamentos (uma vaga por apartamento), passeio público, iluminação pública, paisagismo, redes de água, esgoto e elétrica, além de drenagem, urbanismo, comunicações e gás condominais.

As casas terão piso cerâmico, azulejos nas áreas úmidas, ventilação permanente na cozinha, estrutura metaliza no telhado, medição individualizada de água, esquadrias de aço galvanizado com pintura eletrostática  na cor branca e preparação para água quente (misturador de chaveiro). O investimento na obra é de R$ 3,1 milhões.