QUALIDADE DE VIDA
Limeira terá mais 13 academias ao ar livre; obras já estão em andamento
11/05/2020 | 17h48
Limeira terá mais 13 academias ao ar livre; obras já estão em andamento

A Prefeitura de Limeira trabalha na implantação de mais 13 academias ao ar livre em diversos bairros da cidade. Atualmente, há 17 espaços desse tipo na cidade. A ampliação das academias foi determinada pelo prefeito Mario Botion e deve-se à grande aceitação por parte da população. “Nesse primeiro momento, estamos trabalhando na construção das bases de concreto, nossa intenção é instalar os equipamentos após o fim da pandemia de coronavírus, para evitar aglomerações nesses locais. Será mais uma medida para incentivar a prática esportiva e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, comentou o prefeito.
A ação faz parte do programa Limeira Ativa e Saudável, e conforme Botion, terá custo zero para a prefeitura, pois se trata de uma contrapartida para a aprovação de empreendimentos imobiliários no município.
A escolha das praças que receberão os equipamentos, segundo os secretários Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) e Luiz Augusto Zanon (Esporte e Lazer), levou em conta pedidos de moradores encaminhados pela plataforma 156, pelo programa “Prefeito no Bairro” e por solicitação de vereadores. Os bairros são: Jd. Ernesto Kühl, Jd. Lagoa Nova, Residencial Rubi, Jd. do Lago, Residencial Antônio Simonetti, Jd. Cason, Residencial Adélia Cavicchia, Jd. Piratininga, Jd. Santa Catarina, Jd. Bandeirantes, Vila Mesquita, Jd. Presidente Dutra e Jd. Montezuma.
As academias obedecem a um projeto padrão, uma base retangular de concreto, com vão central para o plantio de uma árvore. “Nosso objetivo é que essa árvore possa fornecer sombra aos usuários no futuro”, comentou o secretário de Urbanismo, Matias Razzo. Cada academia terá dez equipamentos para a prática de exercícios físicos, incluindo aparelhos adaptados para pessoas com deficiência, e uma placa informativa com instruções para o manuseio adequado dos aparelhos. Haverá, ainda, pontos de iluminação, bancos, lixeiras e plantio de grama (melhorias que serão executadas pela própria prefeitura).